Bullying: políticas e representações sociais de professores da escola básica
Palabras clave:
Formação de professores; Representações sociais; Bullying; Políticas educacionais., Formação de Professores, Representações sociais: Bullying, Políticas EducacionaisResumen
Este texto apresenta as representações dos professores sobre o bullying e como as políticas sociais e educacionais estão se referindo a esse fenômeno. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada com 51 professores de escolas públicas. Os dados foram sistematizados com o Software Sphinx Léxica e teve como aporte teórico a análise de conteúdo de Bardin (2009) e das representações sociais de Moscovici (2009). As representações dos professores apontam o bullying como um fenômeno ancorado na agressão verbal de maneira aleatória, e não como um processo contínuo. As políticas sociais e educacionais parecem deixar para outras instâncias a orientação e a prevenção do fenômeno bullying, já que essa situação apresenta-se em um novo espaço de formação dos educadores, o que prejudica o profissional quanto à construção de estratégias de intervenção diante das situações que esse ato provoca na escola.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.