Bullying: políticas e representações sociais de professores da escola básica

Autores/as

  • Jociane Emídia Silva Geronasso Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR/SMED-Araucária
  • Romildo Teodora Ens Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR
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Palabras clave:

Formação de professores; Representações sociais; Bullying; Políticas educacionais., Formação de Professores, Representações sociais: Bullying, Políticas Educacionais

Resumen

Este texto apresenta as representações dos professores sobre o bullying e como as políticas sociais e educacionais estão se referindo a esse fenômeno. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada com 51 professores de escolas públicas. Os dados foram sistematizados com o Software Sphinx Léxica e teve como aporte teórico a análise de conteúdo de Bardin (2009) e das representações sociais de Moscovici (2009). As representações dos professores apontam o bullying como um fenômeno ancorado na agressão verbal de maneira aleatória, e não como um processo contínuo. As políticas sociais e educacionais parecem deixar para outras instâncias a orientação e a prevenção do fenômeno bullying, já que essa situação apresenta-se em um novo espaço de formação dos educadores, o que prejudica o profissional quanto à construção de estratégias de intervenção diante das situações que esse ato provoca na escola.

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Publicado

2018-06-20

Cómo citar

SILVA GERONASSO, J. E.; TEODORA ENS, R. Bullying: políticas e representações sociais de professores da escola básica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 56–70, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/55. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos