Formação docente de professores que atuam nos cursos superiores de tecnologia

Autores

  • Ricardo Siewerdt Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Rita Buzzi Rausch Universidade Regional de Blumenau – FURB
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Palavras-chave:

Formação docente, Educação tecnológica, Cursos Superiores de Tecnologia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a formação docente de professores que atuam em Cursos Superiores de Tecnologia (CST) em uma faculdade tecnológica da cidade de Blumenau (SC), partindo das seguintes questões: Qual a formação docente dos professores que atuam nos Cursos Superiores de Tecnologia? Qual a importância conferida aos aspectos técnicos e pedagógicos dessa formação para a atuação dos professores nos Cursos Superiores de Tecnologia? Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental: foram analisados os dados contidos nos currículos dos professores, disponibilizados na Plataforma Lattes do CNPq. Como suporte teórico ao desenvolvimento desta pesquisa destacam-se as ideias de Bazzo (2010), Tardif (2010) e Cunha (2005). O trabalho começa com algumas reflexões sobre a formação de professores para atuar em cursos superiores das áreas tecnológicas em nosso país, após traçar um breve perfil dos cursos superiores de tecnologia no Brasil. Na sequência, faz a análise da formação dos professores investigados, através dos dados contidos em seus currículos. É importante destacar que, em um universo de 29 professores que lecionam na instituição investigada, a amostra refere-se a 26 professores que possuíam o currículo cadastrado na Plataforma Lattes. A análise começa com a apresentação do perfil dos professores e suas características, passando para a formação dos professores, sua graduação, pós-graduação, formação continuada e sua área de atuação nos Cursos Superiores de Tecnologia. Segue fazendo considerações sobre os papéis da formação técnica e da formação pedagógica, considerando as prioridades eleitas pelas instituições que oferecem graduação nas áreas tecnológicas. Como resultado, podemos destacar a constatação de que o corpo docente em questão não foge à tendência presente na educação superior, e em especial na educação tecnológica do país, de privilegiar a formação técnica em detrimento da formação pedagógica. Da mesma forma, fica evidenciada também esta tendência quando da realização das formações continuadas, quase sempre de cunho técnico e ainda assim realizadas por poucos professores.

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Publicado

2018-06-20

Como Citar

SIEWERDT, R.; BUZZI RAUSCH, R. Formação docente de professores que atuam nos cursos superiores de tecnologia. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 98–114, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/58. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos