Formação docente de professores que atuam nos cursos superiores de tecnologia
Keywords:
Formação docente, Educação tecnológica, Cursos Superiores de TecnologiaAbstract
Este trabalho tem como objetivo analisar a formação docente de professores que atuam em Cursos Superiores de Tecnologia (CST) em uma faculdade tecnológica da cidade de Blumenau (SC), partindo das seguintes questões: Qual a formação docente dos professores que atuam nos Cursos Superiores de Tecnologia? Qual a importância conferida aos aspectos técnicos e pedagógicos dessa formação para a atuação dos professores nos Cursos Superiores de Tecnologia? Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental: foram analisados os dados contidos nos currículos dos professores, disponibilizados na Plataforma Lattes do CNPq. Como suporte teórico ao desenvolvimento desta pesquisa destacam-se as ideias de Bazzo (2010), Tardif (2010) e Cunha (2005). O trabalho começa com algumas reflexões sobre a formação de professores para atuar em cursos superiores das áreas tecnológicas em nosso país, após traçar um breve perfil dos cursos superiores de tecnologia no Brasil. Na sequência, faz a análise da formação dos professores investigados, através dos dados contidos em seus currículos. É importante destacar que, em um universo de 29 professores que lecionam na instituição investigada, a amostra refere-se a 26 professores que possuíam o currículo cadastrado na Plataforma Lattes. A análise começa com a apresentação do perfil dos professores e suas características, passando para a formação dos professores, sua graduação, pós-graduação, formação continuada e sua área de atuação nos Cursos Superiores de Tecnologia. Segue fazendo considerações sobre os papéis da formação técnica e da formação pedagógica, considerando as prioridades eleitas pelas instituições que oferecem graduação nas áreas tecnológicas. Como resultado, podemos destacar a constatação de que o corpo docente em questão não foge à tendência presente na educação superior, e em especial na educação tecnológica do país, de privilegiar a formação técnica em detrimento da formação pedagógica. Da mesma forma, fica evidenciada também esta tendência quando da realização das formações continuadas, quase sempre de cunho técnico e ainda assim realizadas por poucos professores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.