Formação docente de professores que atuam nos cursos superiores de tecnologia
Palabras clave:
Formação docente, Educação tecnológica, Cursos Superiores de TecnologiaResumen
Este trabalho tem como objetivo analisar a formação docente de professores que atuam em Cursos Superiores de Tecnologia (CST) em uma faculdade tecnológica da cidade de Blumenau (SC), partindo das seguintes questões: Qual a formação docente dos professores que atuam nos Cursos Superiores de Tecnologia? Qual a importância conferida aos aspectos técnicos e pedagógicos dessa formação para a atuação dos professores nos Cursos Superiores de Tecnologia? Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental: foram analisados os dados contidos nos currículos dos professores, disponibilizados na Plataforma Lattes do CNPq. Como suporte teórico ao desenvolvimento desta pesquisa destacam-se as ideias de Bazzo (2010), Tardif (2010) e Cunha (2005). O trabalho começa com algumas reflexões sobre a formação de professores para atuar em cursos superiores das áreas tecnológicas em nosso país, após traçar um breve perfil dos cursos superiores de tecnologia no Brasil. Na sequência, faz a análise da formação dos professores investigados, através dos dados contidos em seus currículos. É importante destacar que, em um universo de 29 professores que lecionam na instituição investigada, a amostra refere-se a 26 professores que possuíam o currículo cadastrado na Plataforma Lattes. A análise começa com a apresentação do perfil dos professores e suas características, passando para a formação dos professores, sua graduação, pós-graduação, formação continuada e sua área de atuação nos Cursos Superiores de Tecnologia. Segue fazendo considerações sobre os papéis da formação técnica e da formação pedagógica, considerando as prioridades eleitas pelas instituições que oferecem graduação nas áreas tecnológicas. Como resultado, podemos destacar a constatação de que o corpo docente em questão não foge à tendência presente na educação superior, e em especial na educação tecnológica do país, de privilegiar a formação técnica em detrimento da formação pedagógica. Da mesma forma, fica evidenciada também esta tendência quando da realização das formações continuadas, quase sempre de cunho técnico e ainda assim realizadas por poucos professores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.