Concepção de estágio e as condições de trabalho dos professores orientadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.612
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Palavras-chave:

Docência. Educação Física. Estágio curricular supervisionado.

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender as concepções de Estágio e as condições de trabalho dos professores orientadores em cursos de licenciatura em Educação Física de duas universidades públicas do estado do Ceará. É um “estudo de casos múltiplos”, exploratório e descritivo, com abordagem predominantemente qualitativa. Participaram 5 professores, sendo 2 da “universidade A” e 3 da “universidade B”. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário com 25 perguntas (abertas e fechadas). O projeto da pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) de ambas as instituições. Evidenciamos uma concepção de Estágio expressa como “ato educativo” indispensável na formação de professores, e a necessidade de solidificar a unidade teoria-prática e a relação universidade-escola. Finalmente, as condições de trabalho evidenciam descompasso entre o que se pretende alcançar nos objetivos de ensino e de aprendizagem e a existência de condições necessárias para tanto.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

CARDOSO DE MEDEIROS FILHO, A. E.; FRANKSON MOURA CASTRO, F. M.; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. Concepção de estágio e as condições de trabalho dos professores orientadores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 199–214, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i31.612. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/612. Acesso em: 22 dez. 2024.