Concepção de estágio e as condições de trabalho dos professores orientadores
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.612Palavras-chave:
Docência. Educação Física. Estágio curricular supervisionado.Resumo
O estudo teve como objetivo compreender as concepções de Estágio e as condições de trabalho dos professores orientadores em cursos de licenciatura em Educação Física de duas universidades públicas do estado do Ceará. É um “estudo de casos múltiplos”, exploratório e descritivo, com abordagem predominantemente qualitativa. Participaram 5 professores, sendo 2 da “universidade A” e 3 da “universidade B”. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário com 25 perguntas (abertas e fechadas). O projeto da pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) de ambas as instituições. Evidenciamos uma concepção de Estágio expressa como “ato educativo” indispensável na formação de professores, e a necessidade de solidificar a unidade teoria-prática e a relação universidade-escola. Finalmente, as condições de trabalho evidenciam descompasso entre o que se pretende alcançar nos objetivos de ensino e de aprendizagem e a existência de condições necessárias para tanto.
Downloads
Referências
BENITES, Larissa Cerignoni Benites; SOUZA NETO, Samuel de; BORGES, Cecília; CYRINO, Marina. Qual o papel do professor colaborador no contexto do estágio curricular supervisionado na educação física? Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 20, n. 4, p. 13-25, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18511/rbcm.v20i4.3286>. Acesso em: 26 abr. 2022.
BISCONSINI, Camila Rinaldi; TEIXEIRA, Fabiane Castilho; ANVERSA, Ana Luíza Barbosa; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. O estágio curricular supervisionado das licenciaturas na perspectiva de professores supervisores. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 23, n. 01, p. 75-87, jan./abr., 2019. Disponível em:<https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/7497>. Acesso em: 10 jan. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file>. Acesso em: 09 jan. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC – Formação). Resolução nº 2/2019, de 20 de dezembro de 2019. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, n. 28, p. 115-119, 10 de fev. de 2020. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/>. Acesso em: 02 mar. 2021
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008. Disponível em:< http://conteudo.cvm.gov.br/export/sites/cvm/menu/acesso_informacao/servidores/estagios/3-LEGISLACAO-DE-ESTAGIO.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 10 nov. 2020.
BRASIL. Resolução nº 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 dez. 2018. Disponível em:< https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877795/do1-2018-12-19-resolucao-n-6-de-18-de-dezembro-de-2018-55877683>. Acesso em: 17 fev. 2021.
CARVALHO, Euzebio; KHAOULE, Anna Maria Kovacs. O estágio na formação de professores: reflexões a partir das licenciaturas da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Porangatu. Élisée - Revista de Geografia da UEG, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 89-106, jul./dez. 2012. Disponível em:< https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/1285>. Acesso em: 12 jan. 2022.
CHARLOT, Bernard. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 89-108.
IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; SOUZA NETO, Samuel. Os desafios do estágio curricular supervisionado em educação física na parceria entre universidade e escola. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 111-124, jan./mar. de 2015. Disponível em:<https://doi.org/10.22456/1982-8918.46271>. Acesso em: 27 abr. 2022.
JOVENTINO, Emanuella Silva. Construção e validação de escala para mensurar a autoeficácia materna na prevenção de diarreia infantil. 2010. 242 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. Disponível em:<http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1796>. Acesso em: 29 jun. 2020.
MEDEIROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso de; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Formação e atuação do professor orientador de estágio supervisionado na licenciatura em educação física. Horizontes, v. 39, n. 1, p. e021023, 2021. Disponível em:<https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1151>. Acesso em: 26 abr. 2022.
MOURA, Diego Luiz; SILVA, Maria Sergiane Ribeiro; ARAÚJO, João Gabriel Eugênio Araújo. Procedimentos e dificuldades de realização do estágio curricular supervisionado sob a ótica do professor coordenador. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 8, p. 1-16, 2022. Disponível em:<https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8660473>. Acesso em: 26 abr. 2022.
NASCIMENTO, Taynara Tavares; MILITÃO, Andréia Nunes. Concepções e práticas dos professores de estágio curricular supervisionado obrigatório da licenciatura em pedagogia da UFGD. In: IV Seminário formação docente: intersecção entre universidade e escola, v. 3, n. 3, p. 159-171, 2019. Disponível em:<http://200.181.121.139/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5843>. Acesso em: 11 jan. 2022.
OLIVEIRA, Ayra Lovisi; MOURÃO, Ludmila Nunes; MAROUN, Kalyla; BRAGA, Aura Condé. Representação dos licenciandos sobre estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 1-22, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e76907>. Acesso em: 27 abr. 2022.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017. 310 p.
RIBEIRO, Rodrigo Caetano; VEDOVATTO, Dijnane. Estágio Supervisionado em Educação Física: processos de iniciação à docência. Curitiba: CRV, 2019. 148 p.
SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso. 2013.
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da; BOTH, Jorge; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Configurações e relações estabelecidas no estágio curricular supervisionado de Educação Física. Journal of Physical Education, v. 29, 2018. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2937>. Acesso em: 27 abr. 2022.
SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; SOUZA, César Augusto Fernandes de; CHECA, Felipe Marques. Situação de estágio supervisionado em IES privadas da grande São Paulo. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 16, n. 3, p.682688, jul./set. 2010. Disponível: <http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n3p682>. Acesso em: 26 abr. 2022.
SOBERAY, Samara Tereza Mauad; FREITAS, Léia Gonçalves. Ensino Remoto emergencial e o estágio supervisionado em Educação em tempos de pandemia da covid-19. Revista de Estudos em Educação e Diversidade – REED, Itapetinga, v. 2, n. 4, p. 1-27, abr./jun. 2021. Disponível: <https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8318>. Acesso em: 26 abr. 2022.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 325 p.
VEDOVATTO, Dijnane; SOUZA NETO, Samuel de Souza Neto. Os desafios do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física na parceria entre universidade e escola. In: VEDOVATTO Dijnane; ANANIAS, Elisângela Venâncio; COSTA FILHO, Roraima Alves da. O Estágio Curricular Supervisionado da Educação Física no Brasil: formação, influências, inovação pedagógica e perspectivas. Curitiba: CRV, 2020. 198 p.
ZABALZA, Miguel Angel. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Editora Cortez, 2014. p. 327.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Francisco Mirtiel, Magalhães Junior (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.