Terceiro espaço de formação

Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620
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Palavras-chave:

Escola. Professores. Formação Inicial.

Resumo

Ao compreender o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) como um terceiro espaço de formação, local de interlocução entre escola e universidade, o presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos/as formandos/as em Educação Física sobre a contribuição do ECS na sua formação inicial e preparação para a docência. Participaram 20 formandos/as de um curso diurno de Licenciatura em Educação Física, respondendo a um questionário on-line. Para organização do corpus, foi utilizado o NVivo, seguido da Análise Textual Discursiva, a qual resultou em três categorias finais: Atribuições da docência; Formação profissional por dentro da escola; Relação da teoria e da prática. Dentre os principais achados, estão a importância do ECS na vivência e aprendizagem da docência, assim como uma oportunidade de estar no ambiente escolar, discutindo teoria e prática, tanto com os/as docentes da universidade quanto da escola, e enfatizando o ECS como um potencial terceiro espaço de formação.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

DA ROSA LOUZADA DA SILVA, P. .; CELENTE MONTIEL, F.; DOS SANTOS PINHEIRO, E. Terceiro espaço de formação: Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 215–228, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i31.620. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/620. Acesso em: 22 dez. 2024.

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