POR UMA PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ELEMENTOS PARA A SUA COMPREENSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.625
Abstract views: 622 / PDF downloads: 424

Palavras-chave:

Educação Física, Pedagogia da Formação, Estágio supervisionado., Prática, Formação inicial.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar os elementos do estágio supervisionado (ES) que estariam contribuindo para uma pedagógica da formação. Opta-se pela pesquisa qualitativa, construtivismo social, com quatro professores orientadores - ES de universidades públicas – IES, tendo como técnicas: análise documental, entrevista, análise de conteúdo. Observou-se nos programas de ES e entrevistas a presença de um(a): projeto; uma base de conhecimentos; problematização dos conteúdos; portfólios e casos de ensino, relatos de experiência, relatórios; acolhimento e acompanhamento do estagiário; formação do formador da escola; profissionalidade; reflexão crítica. Concluiu-se que os elementos apontados para uma pedagogia da formação estão colocados, faltando o desenvolvimento de um ponto de vista pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ALTET, M. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PAQUAY, L.; PERRENOUD, Ph.; ALTET, M.; CHARLIER, É. (Orgs.). Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 23-35.

ALTET, M. A formação inicial dos professores nos IUFM integrados na Universidade em França. In: ALVES, M. P.; KETELE, J-M. (Orgs.). Do currículo a avaliação, da avaliação ao currículo. Porto: Porto Editora, 2011, p. 117-130.

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneiras, 2002.

AZANHA, J. M. P A formação do professor e outros escritos. São Paulo: ed. SENAC, 2006.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BENITES, L. C. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades. 2012. 180f. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociênicas - CRC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, 2012.

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Vozes: Petrópolis, 1996.

BORGES, C. A formação docente em Educação Física em Quebec: saberes espaços, culturas e agentes. In: TRAVERSINI, C. (Org.) [et al.] Trajetória e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas: livro 2 – XIV ENDIPE – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

BORGES, C.; SOUZA NETO, S.; SARTI, F. M; BENITES, L. C.. Os desafios da prática como lócus central da formação inicial docente: novos dispositivos, agentes e modalidades de supervisão pedagógica. In: XIV ENDIPE, 2008, Porto Alegre. XIV ENDIPE: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2008

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm>. Acesso em 23 de out. de 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº. 11.788 de 25 de setembro de 2008. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11788.htm>. Acesso em 6 de out. de 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002a. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 8.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002b. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES 7, de 31 de março de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, 05 de abril, p.18, 2004.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, 2015.

CONTRERAS, J. A Autonomia de professores. 1a ed. São Paulo: Cortez, 2002.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. Sandra Regina Netz (trad.). 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FORMOSINHO, J. (coord.) A academização da formação de professores. In: FORMOSINHO, J.. Formação de Professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: porto Editora, 2009, p. 73-92.

GAUTHIER, C. et. al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

GERVAIS, C. et DESROSIERS, P. (2005). L’école, lieu de formation d’enseignants. Québec: PUL, 2005.

GOODSON, Ivor F. Conhecimento e Vida Profissional. Porto: Porto Editora, 2008.

HOLMES GROUP. Tomorrow’s teachers: a report of the Holmes Group. East Lansing, MI: Holmes Group, 1986

IZA, D. F. V.; SOUZA NETO, S. Os Desafios do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física Na Parceria Entre Universidade E Escola. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 111–124, Jan./Mar. 2014.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAUES, O. C. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, mar. 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000100005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 16 maio 2010.

NOVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 25, n. 1, June 1999.

NÓVOA, A. Pedagogia Universitária: já estamos no século XXI ou ainda não? In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária – Ensino Superior – inovação e qualidade na docência, de 24 a 27 de junho de 2012, Porto, Universidade do Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Conferência de abertura proferida em 24 de junho de 2012. Gravação, transcrição e correção do Prof. Dr. Samuel de Souza Neto (UNESP/IB/Depto de Educação) e do acadêmico Bruno Cardoso Nicoleti Domingos (UNESP/IB/Lic. Educação Física. Rio Claro, UNESP/IB/Depto de Educação, 2012, 16p.

PETERS, R. Educação como iniciação. In: ARCHAMBAULT, R.D. (orgs.) Educação e análise filosófica. São Paulo: Saraiva, 1979. p. 101-30.

QUIRINO, S. F. S. Estudo de um caso de perspectiva de desenvolvimento sustentável aplicado pela empresa terra fine papers-ecoempreendedorismo. 1999. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Florianópolis

RUFINO, L.G.B.; SOUZA NETO, S. A configuração do campo da formação de professores na educação física: do paradigma artesanal ao profissional. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 28, n. 2, p. 65-89, abr./jun. 2021, . Acesso em: 05 de fev. 2022.

SARTI, F. M. Pelos caminhos da universitarização: Reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses. Educ. Rev., Belo Horizonte, v. 29, n. 4, dez. 2013. Disponível em <http://www.scielo.br/>. Acesso em 29 de jan. 2022.

SARTI, F. M. Relações intergeracionais e alternância na formação docente: considerações a partir de uma proposta de estágio supervisionado. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 46, pp. 83 – 99 setembro/dezembro, 2013a. Disponível em: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/4174. Acesso em 12 abr 2015.

SOUZA, D. T. R. Formação continuada de professores e fracasso escolar: problematizando o argumento da incompetência. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 32, n. 3, p. 477-492, Dec. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022006000300004&lng=en&nrm=iso>. acesso em 19 Junho 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022006000300004.

SOUZA, D. T. R.; SARTI, F. M.. Mercado de Formação Docente: constituição, funcionamento e dispositivos. Belo Horizonte/MG: Fino Traço. 2014.

SCHÖN, D..Formar professores como profissionais reflexivos. In. NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.78-93.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of a new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v.57, n.1, p.1-22, 1987.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.

TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, Junho 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso: 28 de ago de 2013.

UFSCar (Universidade) Cursos de Licenciatura em Educação Física. São Carlos, UFSCar, 2015, 11p.

UNICAMP (Universidade) Projeto Pedagógico dos Cursos de Educação Física: Licenciatura em Educação Física, Graduação em Educação Física. Campinas, UNICAMP, 2015, 70p.

UNESP (Universidade) Cursos de Licenciatura e Graduação (Bacharelado) em Educação Física: Projeto Político Pedagógico. Rio Claro, UNESP, 2017, 71p.

USP (Universidade) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE - Curso: Licenciatura em Educação Física - Projeto Pedagógico. São Paulo, USP, 2007, 11p.

Downloads

Publicado

2022-08-29

Como Citar

SOUZA NETO, S. de; BONATTO RUFINO, L. G. POR UMA PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ELEMENTOS PARA A SUA COMPREENSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 91–105, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.625. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/625. Acesso em: 3 dez. 2024.