Formação continuada e permanente de professores e o planejamento coletivo das aulas de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.649
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Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de Ciências., Teoria da Objetivação., Planejamento didático.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta para o planejamento coletivo das aulas de Ciências na perspectiva da Teoria da Objetivação (TO) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvida durante uma formação continuada e permanente (FCP). Trata-se do recorte de uma pesquisa-formação em que participaram 11 professores de uma escola pública. A formação foi desenvolvida em três etapas (diagnóstica, labor conjunto e emancipação coletiva), nas quais foram realizadas ações formativas, baseadas no labor conjunto, dentre elas, destaca-se o planejamento coletivo de atividades de ensino aprendizagem (AEA). As análises dos planejamentos e das interações dos professores durante suas elaborações evidenciaram mudanças na forma de planejar, com a inserção da dimensão coletiva e o posicionamento crítico das professoras sobre o planejamento. O labor conjunto promoveu espaços coletivos para o planejamento didático voltados para a tomada de consciência dos professores quanto às suas práticas alienantes e às possibilidades de transformação.

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Publicado

2023-05-23

Como Citar

CAMILOTTI, D. C.; TAKECO GOBARA, S. . Formação continuada e permanente de professores e o planejamento coletivo das aulas de Ciências. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 32, p. 105–120, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i32.649. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/649. Acesso em: 28 abr. 2024.