Formação inicial de professores através do PIBID

Experiências em escolas do município de São Raimundo Nonato-PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.677
Abstract views: 626 / PDF downloads: 432

Palavras-chave:

Ensino de Física, Licenciatura em Física, Escola pública, Ensino médio

Resumo

O artigo objetiva investigar as experiências pedagógicas vivenciadas pelos estudantes de Licenciatura em Física no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID do Instituto Federal de Educação do Piauí-IFPI, durante os anos de 2018 a 2020, no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí. O estudo discute a experiência do Programa e suas implicações na formação inicial dos professores de Física; analisa a importância do Programa nas escolas e os impactos das ações nas escolas públicas do município, lócus das atividades. As experiências versam sobre a implantação e implementação do PIBID em 03 escolas públicas do município. Assim, os resultados mostram que o mesmo se firma como uma política de formação inicial de professores e um meio de aprimoramento das práticas docentes e pedagógicas. Conclui-se que o trabalho de atuação dos estudantes bolsistas e dos supervisores dos eixos pedagógicos trouxe contribui para a formação dos futuros professores de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ALVES, C. A. de S.; PIMENTEL, A. M. O piso salarial profissional nacional dos professores da educação básica pública: desafios atuais e perspectivas – FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre,v. 5, 2015. ISSN: 2236-5907.

AMBROSETTI, N. B. et al. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores – Educação em Perspectiva, Viçosa,v. 4, n. 1, 2013. ISSN: 2178-8359.

ARROYO, M. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica – Em aberto, Brasília,v. 11, n. 53, 1992. ISSN: 2176-6673.

BARBOSA, A. Implicações dos baixos salários para o trabalho dos professores brasileiros – Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia,v. 1, n. 2, 2012. ISSN: 2238-8346.

BARBOSA, A. K. L. et al. Bullying e sua relação com o suicídio na adolescência – Revista de psicologia, Cariri,v. 10, n. 31, p. 202–220, 2016. ISSN: 1981-1179.

BERGER, Peter Ludwig; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento – Petrópolis: Vozes, Petrópolis, 2004. ISBN: 9758532605986

BELTRAME, M. B.; MOURA, G. R. S. Edificações escolares: infra-estrutura necessária ao processo de ensino e aprendizagem escolar – Travessias, Paraná,v. 3, n. 2, 2009. ISSN: 1982-5935.

BOURDIEU, Pierre. Meditations Pascaliennes (Paris, Editions do Seuil) – Trans.(forthcoming) Richard Nice, Pascalian Meditations. Cambridge: Polity Press, 1997. ISBN: 85-286-0824-7.

CALBO, A. S. et al. Bullying na escola: comportamento agressivo, vitimização e conduta pró-social entre pares – Contextos Clínicos, São Leopoldo,v. 2, n. 2, p. 73–80, 2009. ISSN 1983-3482.

CANDAU, V. M. F. Sociedade, cotidiano escolar e cultura (s): uma aproximação – Educação & Sociedade, Campinas - SP, v. 23, n. 79, p. 125–161, 2002. ISSN: 1678-4626.

ESTRADA, O. D.; PONS, I. Hino nacional brasileiro. [S.l.]: Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, 1968.

FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Rio de Janeiro, [S.l.]: Verus Editora, 2005.

FONTANA, Roseli Aparecida Cação; CRUZ, Maria Nazaré da, Psicologia e trabalho pedagógico, Rio Grande do Norte, [S.l.]: Atual, 1997.

FREIRE, A. N.; AIRES, J. S. A contribuição da psicologia escolar na prevenção e no enfrentamento do bullying – Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, p. 55–60, 2012. ISSN: 2175-3539

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, RJ, [S.l.]: Editora Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro, RJ, [S.l.]: Editora Paz e terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ, [S.l.]: Editora Paz e Terra, 1987.

GATTI, B.; BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. [S.l.]: – Unesco Representação no Brasil, Brasília, 2009. ISBN: 9788576521082.

GATTI, B. A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. – Educar em Revista, Curitiba, p. 51–67, 2013. ISSN: 0104-4060.

MANZINI, E. J.; SANTOS, M. C. F., – Portal de ajudas técnicas para educação, Brasília, 2006. ISBN: 85-86738-26-3.

MASSENA, E. P.; SIQUEIRA, M. R. da P. Contribuições do pibid à formação inicial de professores de ciências na perspectiva dos licenciandos – Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 17–34, 2016. ISSN:1806-5104

DE MOURA, Dácio Guimarães, Feiras de ciências: necessidade de novas diretrizes, Belo Horizonte, 1995.

MELO, Clara Raíssa Fernandes De. Habilidades sociais: uma estratégia de combate ao bullying – Anais III CINTEDI, Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/44685. Acesso em: 03/01/2023 11:35.

NETO, A. A. L. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes – Jornal de pediatria, Rio de Janeiro, v. 81, [p. s1], 2005. ISSN: 2255-5536.

NEVES, S. R. G.; GONÇALVES, T. M. Feiras de ciências – Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Santa Catarina, v. 6, n. 3, p. 241–247, 1989. ISSN 2175-7941.

OLIVEIRA, É. C. S.; MARTINS, S. T. F. Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra – Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 19, n. 1, p. 90–98, 2007. ISSN: 1807-0310.

SANTIAGO, M. E.; BATISTA NETO, José. Formação de professores em Paulo Freire: uma filosofia como jeito de ser-estar e fazer pedagógicos – Revista E-curriculum, São Paulo, v. 7 n. 3, 2011. ISSN 1809-3876.

Downloads

Publicado

2023-05-23 — Atualizado em 2023-05-29

Versões

Como Citar

DE SOUSA, J. M.; DA SILVA, L. S. . Formação inicial de professores através do PIBID: Experiências em escolas do município de São Raimundo Nonato-PI. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 32, p. 137–154, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i32.677. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/677. Acesso em: 23 nov. 2024.