Uso de categorias analíticas para a descrição de crenças epistemológicas de professores em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.681
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Palavras-chave:

Carreira docente; Formação de professores; Grupos de pesquisa; Produção bibliográfica

Resumo

Neste artigo são utilizadas categorias analíticas para a caracterização das concepções de professores relativas à imagem da ciência. Discute-se também a importância das concepções epistemológicas como balizador de ações da prática profissional docente. Esta pesquisa apresenta um Estudo de Caso no qual foram coletadas as respostas de um questionário-padrão e os dados foram avaliados utilizando-se relações com análises estatísticas. Identificou-se que as categorias utilizadas revelaram metaconhecimentos acerca da autonomia profissional docente e do enfoque formativo adotados em um curso de formação de professores de Química. Para finalizar, defende-se que a compreensão da epistemologia de professores em formação pode promover melhorias e direcionar as ações formativas para contextos de inovação e de avanços nas práticas curriculares.  

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Publicado

2023-05-23

Como Citar

FERRARINI, F.; MOURA BEGO, T.; MOURA BEGO, A. . Uso de categorias analíticas para a descrição de crenças epistemológicas de professores em formação. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 32, p. 25–38, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i32.681. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/681. Acesso em: 27 abr. 2024.