Uso de categorias analíticas para a descrição de crenças epistemológicas de professores em formação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.681
Abstract views: 353 / PDF downloads: 259

Mots-clés :

Carreira docente; Formação de professores; Grupos de pesquisa; Produção bibliográfica

Résumé

Neste artigo são utilizadas categorias analíticas para a caracterização das concepções de professores relativas à imagem da ciência. Discute-se também a importância das concepções epistemológicas como balizador de ações da prática profissional docente. Esta pesquisa apresenta um Estudo de Caso no qual foram coletadas as respostas de um questionário-padrão e os dados foram avaliados utilizando-se relações com análises estatísticas. Identificou-se que as categorias utilizadas revelaram metaconhecimentos acerca da autonomia profissional docente e do enfoque formativo adotados em um curso de formação de professores de Química. Para finalizar, defende-se que a compreensão da epistemologia de professores em formação pode promover melhorias e direcionar as ações formativas para contextos de inovação e de avanços nas práticas curriculares.  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

Omitido 1

CHALMERS, A. F. O que é Ciência afinal? Trad. R. Fiker. São Paulo: Brasiliense, 1993.

Omitido 2

Omitido 3

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Bookman/Artmed, 2009.

HARRES, J. B. S. Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicações para o ensino. Investigações em Ensino de Ciências. v. 4, n. 3, p. 197-211, 1999.

IMBERNÓN, F. (2016). Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

KRÜGER, V.; HARRES, J. B. S. Concepções prévias de professores de ciências sobre ensino: referente para a evolução de seus conhecimentos profissionais. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Valinhos (SP): Unicamp,1999.

LÔBO, S. F. e MORADILLO, E. F. Epistemologia e a formação docente. Química Nova na Escola, n. 17, p. 39-41, 2003.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L., UEHARA, F. M. G. As teorias implícitas sobre a aprendizagem de professores que ensinam Ciências Naturais e futuros professores em formação: a formação faz diferença? Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 39-61, nov. 2009.

PORLÁN, R. Teoría del conocimiento, teoría de la enseñanza y desarrollo profesional. Las concepciones epistemológicas de los profesores. 1989. 561f. Tese doutorado. Universidade de Sevilla.

PORLÁN, R.; RIVERO, A. El conocimiento de los profesores. Sevilla: Diada, 1998.

PORLÁN, R.; RIVERO, A.; POZO. R. M. Conocimiento Profesional, y Epistemología de los Profesores I: Teoría, Métodos e Instrumentos. Enseñanza de las ciências. v.15, n. 2, p. 155-171, jun. 1997.

PORLÁN, R.; RIVERO, A.; POZO. R. M. Conocimiento Profesional, y Epistemología de los Profesores II: Estudios Empíricos e Conclusiones. Enseñanza de las ciencias. v.16, n. 2, p. 271-288, 1998.

RODRIGUES, C. G.; KRÜGER, V.; SOARES, A. C. Uma hipótese curricular para a formação continuada de professores de Ciências e de Matemática. Ciências e educação (Bauru), Bauru, v. 16, n. 2, p. 415-426, 2010.

SACRISTÁN, J.G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Trad. E.F.F. Rosa. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1998.

VARGAS, D. A construção de uma escala de atitudes frente ao álcool, ao alcoolismo e ao alcoolista: um estudo psicométrico. 2005. 200 p. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005.

YIN, R, K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto alegre: Bookman, 2001.

Téléchargements

Publiée

2023-05-23

Comment citer

FERRARINI, F.; MOURA BEGO, T.; MOURA BEGO, A. . Uso de categorias analíticas para a descrição de crenças epistemológicas de professores em formação. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 32, p. 25–38, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i32.681. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/681. Acesso em: 21 nov. 2024.