DE LICENCIADO A PROFESSOR DE BIOLOGIA: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO SOBRE FORMAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i34.704Palavras-chave:
Atratividade docente, Formação de Professores de Biologia, Identidade docente, Licenciatura, Profissionalização docenteResumo
A pesquisa teve como objetivo investigar os aspectos decisivos para a escolha pelo curso de Biologia e pela carreira docente. Para tanto, utilizamos o método Fenomenológico para realizar entrevistas com 13 professores de Biologia. Como resultado, observamos que tanto a escolha pelo curso quanto pela carreira docente teve um forte polo de influência na identificação com a atuação dos professores do ensino médio, demonstrando o fraco potencial de engajamento profissional que a Licenciatura exerceu nesse processo. Também compreendemos que, para a maioria dos professores, se tornar professor não era uma intenção prioritária, sendo uma escolha mediante a ausência de outras oportunidades de trabalho. Dados que reforçam o baixo envolvimento dos biólogos com o universo pedagógico no período da Licenciatura.
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