DE LICENCIADO A PROFESSOR DE BIOLOGIA: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO SOBRE FORMAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i34.704
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Palavras-chave:

Atratividade docente, Formação de Professores de Biologia, Identidade docente, Licenciatura, Profissionalização docente

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar os aspectos decisivos para a escolha pelo curso de Biologia e pela carreira docente. Para tanto, utilizamos o método Fenomenológico para realizar entrevistas com 13 professores de Biologia. Como resultado, observamos que tanto a escolha pelo curso quanto pela carreira docente teve um forte polo de influência na identificação com a atuação dos professores do ensino médio, demonstrando o fraco potencial de engajamento profissional que a Licenciatura exerceu nesse processo. Também compreendemos que, para a maioria dos professores, se tornar professor não era uma intenção prioritária, sendo uma escolha mediante a ausência de outras oportunidades de trabalho. Dados que reforçam o baixo envolvimento dos biólogos com o universo pedagógico no período da Licenciatura.

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Publicado

2024-02-09

Como Citar

DURÉ, R. C.; ANDRADE, M. J. D. de; ABÍLIO, F. J. P. DE LICENCIADO A PROFESSOR DE BIOLOGIA: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO SOBRE FORMAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 35–48, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i34.704. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/704. Acesso em: 21 dez. 2024.