O DESAFIO DO ENSINO COLABORATIVO NA ESCOLA INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e706
Abstract views: 206 / PDF downloads: 83

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Ação colaborativa, Ensino colaborativo

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que colocou em questão os desafios da inclusão escolar, especialmente, considerando as demandas do ensino colaborativo. A pergunta foi: quais as contribuições do ensino colaborativo para a inclusão escolar? O objetivo geral desta investigação foi identificar e problematizar como tem se dado o ensino colaborativo entre professores especialistas e professores regentes no processo de inclusão escolar. Foi uma pesquisa narrativa, os instrumentos foram cartas pedagógicas e roda de conversa. Os participantes da pesquisa foram quatro professoras regentes e duas professoras especialistas. Os resultados apontaram que ensino colaborativo em sua verdadeira concepção ainda não ocorre na maioria das unidades escolares, no entanto existem diversas ações colaborativas. Apontou-se também que é necessário proporcionar aos profissionais tempo e espaço para estas interações.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 13 maio 2021.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República/Casa Civil, 2011.

CAPELLINI, V. L. Avaliação das possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. 2004. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2004. p. 300.

CAPELLINI, V.L.; MENDES, E.G. O ensino colaborativo: favorecendo o desenvolvimento profissional para a inclusão escolar. Educere et Educare, 2007. 113-128.

CAPELLINI, V. L.; RODRIGUES, O. M. (Orgs.). Estratégias pedagógicas inclusivas. In: Formação de professores: práticas em educação inclusiva. Bauru: UNESP/FC, 2009. v. 4.

LIBÂNEO, J. C. Didática: velhos e novos temas. São Paulo: Edição do Autor, 2002.

MENDES, E. G; VILARONGA, C. A.; ZERBATO, A. P. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: UFSCar, 2014.

RODRIGUES, R. K. Atendimento educacional especializado na educação infantil: interface com os pais e professores da classe comum. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2014.

STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. São Paulo: Artmed, 1999. p. 52-66.

VILARONGA, C. A.; MENDES, E. G. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 95, n. 239, p. 139-151, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-66812014000100008

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

COSTA-RENDERS, E. C.; COUTINHO, R. I. D. O DESAFIO DO ENSINO COLABORATIVO NA ESCOLA INCLUSIVA. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e706, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e706. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e706. Acesso em: 18 nov. 2024.