FORMAÇÃO CONTINUADA FOCALIZADA NO ENSINO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PERCEPÇÕES DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e753Palavras-chave:
Educação especial, Inclusão, Formação docente, Cegos, Baixa visãoResumo
A Educação Inclusiva proporcionou o direito universal de todos terem acesso a escolarização no ensino comum, entretanto, essa conquista evidencia as lacunas na formação docente inicial, demonstrando a urgência na reestruturação dos cursos de licenciatura. O artigo tem como objetivo analisar as percepções docentes acerca do ensino de estudantes com deficiência visual presentes na sala de aula regular. A partir desta realidade, foi proposto um ciclo de oficinas formativas aos professores de uma escola pública da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Os resultados trazem a reflexão sobre as percepções dos docentes participantes da pesquisa sobre os métodos, as técnicas e os recursos especializados que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência visual. Reformular a formação inicial e continuada e promover o ensino colaborativo é premissa para que os alunos com deficiência possam ter um ensino e qualidade com igualdade de condições aos demais estudantes.
Downloads
Referências
ANTUNES, Katiuscia C. Vargas; GLAT, Rosana. Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva: Os Cursos de Pedagogia em Foco. In: PLETSCH, M. D. & DAMASCENO, A. (Org.). Educação Especial e Inclusão Escolar: reflexões sobre o fazer pedagógico. Seropédica: Edur/UFRRJ, p. 188-201, 2011.
AUGUSTO, Fernanda Aparecida; SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos. Educação especial e inclusiva e formação de professores: reflexões mediante a autoscopia. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 8, n. 25, 2022. DOI: https://doi.org/10.21920/recei720228254552
BERNARDO, Fábio Garcia; RUST, Naiara Miranda. A utilização de materiais grafo-táteis para o ensino de ciências e matemática para alunos com deficiência visual. In: VIII CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018, São Carlos. Anais. Campinas: Galoá, v. 3. p. 1-19. 2018.
BERNARDO, Fábio Garcia; RUST, Naiara Miranda. Desenvolvendo práticas e valores para a inclusão social: as contribuições das aulas de ciências da natureza e matemática em uma escola especializada para alunos com deficiência visual. Revista Teias, 2021. v. 22, n. 66. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57610. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57610
BRASIL. Decreto nº 6094: Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Brasília, 2007.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Brasília, 2019.
BRASIL. Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. INEP, Brasília, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf. Acesso em: 04 de Jun. 2023.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 2006. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
BRAUN, Patricia. Uma intervenção colaborativa sobre os processos de ensino e aprendizagem do aluno com deficiência intelectual. Centro de Educação e Humanidades: Faculdade de Educação - UERJ, Rio de Janeiro, 2012.
CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Avaliação das possibilidades de ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. 2004. Tese (Doutorado em Educação Especial) Universidade Federal de São Carlos. 2004. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2921/TeseVLMFC.pdf?sequence=1&isAllowed=y
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Política Nacional de Educação Especial nos anos 2000:a formação de professores e a hegemonia do modelo especializado. SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, V: formação de professores em foco. São Paulo: 26 a 28 de agosto de 2009. Anais, UFSCar, 2009.
GLAT, Rosana.; BLANCO, Leila de Macedo Varela. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In R. Glat (Org.), Educação Inclusiva: Cultura e cotidiano escolar (2a ed., pp. 15-3). Rio de Janeiro: Sette Letras, 2015.
KASSAR, Monica. A formação de professores para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cadernos CEDES, Mato Grosso do Sul, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622014000200005
MARÇAL MARTINS, Davila; SANTOS, Rosivane Silva dos; DENARI, Fátima Elisabeth. O trabalho colaborativo: parcerias entre professores do ensino comum e do ensino especial. Conjecturas, 22(3), 167–181, 2022. https://doi.org/10.53660/CONJ-699-823 DOI: https://doi.org/10.53660/CONJ-699-823
MENDES, Enicéia Gonçalves. A formação do professor e a Política Nacional de Educação Especial. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, V: formação de professores em foco. São Paulo: 26 a 28 de agosto de 2009. Anais. UFES, UFRGS, UFSCar, 2009.
MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria; ALMEIDA, Sandra Fransceca Conte de. Psicologia escolar: Construção e consolidação da identidade profissional. Campinas: Alínea, 2014.
MOURA, Adriana Borges Ferro; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. A Reinvenção Da Roda: Roda De Conversa, Um Instrumento Metodológico Possível. Interfaces da Educação, Paranaíba, 2014.
NÓVOA, António. A formação da profissão docente. In: Os professores e sua formação. Publicações Dom Quixote Ltda, Lisboa – Portugal, 1997.
PLETSCH, Marcia Denise. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Editora UFPR, Curitiba, n. 33, p. 143-156, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000100010
ROSA-SILVA, Patrícia de Oliveira. Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de ciências: um caso de formação continuada. 2008. Dissertação Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.
SILVA, Aitan Almeida da; SANTOS, Laudeci Almeida. Ensino regular e atendimento educacional especializado na perspectiva do trabalho colaborativo. Revista Imersão: Capim Grosso - BA, Ano II, Volume III, N 3, Set. 2021
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008.
VIEIRA, Elaine.; VOLQUIND, Léa. Oficinas de ensino? O quê? Por quê? Como? 4. ed., Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução de Daniel Bueno. Revisão técnica de Dirceu da Silva. Porto alegre, RS: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edna SOUTO, Naiara M. RUST (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.