FORMAÇÃO CONTINUADA FOCALIZADA NO ENSINO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PERCEPÇÕES DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e753
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Palavras-chave:

Educação especial, Inclusão, Formação docente, Cegos, Baixa visão

Resumo

A Educação Inclusiva proporcionou o direito universal de todos terem acesso a escolarização no ensino comum, entretanto, essa conquista evidencia as lacunas na formação docente inicial, demonstrando a urgência na reestruturação dos cursos de licenciatura. O artigo tem como objetivo analisar as percepções docentes acerca do ensino de estudantes com deficiência visual presentes na sala de aula regular. A partir desta realidade, foi proposto um ciclo de oficinas formativas aos professores de uma escola pública da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Os resultados trazem a reflexão sobre as percepções dos docentes participantes da pesquisa sobre os métodos, as técnicas e os recursos especializados que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência visual. Reformular a formação inicial e continuada e promover o ensino colaborativo é premissa para que os alunos com deficiência possam ter um ensino e qualidade com igualdade de condições aos demais estudantes.

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Publicado

2024-08-20

Como Citar

SOUTO, E.; RUST, N. M. FORMAÇÃO CONTINUADA FOCALIZADA NO ENSINO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PERCEPÇÕES DOCENTES. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e753, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e753. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e753. Acesso em: 19 nov. 2024.