A formação e inserção na EJA: um estudo com professores de história iniciantes

Autores

  • Érica Paula Frade Bittencourt UFMG
  • Carmen Lúcia Eiterer UFMG
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Palavras-chave:

EJA, Professores iniciantes, Prática pedagógica

Resumo

Este artigo apresenta parte de pesquisa de mestrado realizada com professores de História em início de carreira que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objetivo central compreender como eles constroem suas práticas pedagógicas e percebem seus educandos e as especificidades dessa modalidade de ensino. A coleta de dados envolveu a observação em sala de aula e entrevistas com quatro professores de História, que tinham entre um e cinco anos de experiência docente e atuavam na modalidade presencial da rede estadual de Minas Gerais do município de Belo Horizonte. Quanto aos resultados obtidos, verificamos que os docentes não receberam, durante a formação inicial, informações a respeito dessa modalidade de ensino. Assim, o primeiro contato com esse público deu-se no próprio espaço escolar. Partindo de suas experiências anteriores, do diálogo com docentes e/ou funcionários da escola onde trabalhavam, construíram práticas que julgavam ser mais adequadas para seus alunos. Os caminhos construídos em suas práticas e as percepções sobre essa modalidade e sobre seus educandos se deram de maneiras distintas. Acreditamos que o trabalho traz contribuições, na medida em que, partindo de como esses profissionais atuam e compreendem de sua ação, pode-se procurar atender mais adequadamente às demandas da formação docente.

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

BITTENCOURT, Érica P. F.; EITERER, C. L. A formação e inserção na EJA: um estudo com professores de história iniciantes. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 87–102, 2014. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/88. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos