A formação e inserção na EJA: um estudo com professores de história iniciantes
Keywords:
EJA, Professores iniciantes, Prática pedagógicaAbstract
Este artigo apresenta parte de pesquisa de mestrado realizada com professores de História em início de carreira que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objetivo central compreender como eles constroem suas práticas pedagógicas e percebem seus educandos e as especificidades dessa modalidade de ensino. A coleta de dados envolveu a observação em sala de aula e entrevistas com quatro professores de História, que tinham entre um e cinco anos de experiência docente e atuavam na modalidade presencial da rede estadual de Minas Gerais do município de Belo Horizonte. Quanto aos resultados obtidos, verificamos que os docentes não receberam, durante a formação inicial, informações a respeito dessa modalidade de ensino. Assim, o primeiro contato com esse público deu-se no próprio espaço escolar. Partindo de suas experiências anteriores, do diálogo com docentes e/ou funcionários da escola onde trabalhavam, construíram práticas que julgavam ser mais adequadas para seus alunos. Os caminhos construídos em suas práticas e as percepções sobre essa modalidade e sobre seus educandos se deram de maneiras distintas. Acreditamos que o trabalho traz contribuições, na medida em que, partindo de como esses profissionais atuam e compreendem de sua ação, pode-se procurar atender mais adequadamente às demandas da formação docente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.