A formação e inserção na EJA: um estudo com professores de história iniciantes
Mots-clés :
EJA, Professores iniciantes, Prática pedagógicaRésumé
Este artigo apresenta parte de pesquisa de mestrado realizada com professores de História em início de carreira que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objetivo central compreender como eles constroem suas práticas pedagógicas e percebem seus educandos e as especificidades dessa modalidade de ensino. A coleta de dados envolveu a observação em sala de aula e entrevistas com quatro professores de História, que tinham entre um e cinco anos de experiência docente e atuavam na modalidade presencial da rede estadual de Minas Gerais do município de Belo Horizonte. Quanto aos resultados obtidos, verificamos que os docentes não receberam, durante a formação inicial, informações a respeito dessa modalidade de ensino. Assim, o primeiro contato com esse público deu-se no próprio espaço escolar. Partindo de suas experiências anteriores, do diálogo com docentes e/ou funcionários da escola onde trabalhavam, construíram práticas que julgavam ser mais adequadas para seus alunos. Os caminhos construídos em suas práticas e as percepções sobre essa modalidade e sobre seus educandos se deram de maneiras distintas. Acreditamos que o trabalho traz contribuições, na medida em que, partindo de como esses profissionais atuam e compreendem de sua ação, pode-se procurar atender mais adequadamente às demandas da formação docente.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.