O DESAFIO DO ENSINO COLABORATIVO NA ESCOLA INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e706
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Palavras-chave:

Inclusão escolar, Ação colaborativa, Ensino colaborativo

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que colocou em questão os desafios da inclusão escolar, especialmente, considerando as demandas do ensino colaborativo. A pergunta foi: quais as contribuições do ensino colaborativo para a inclusão escolar? O objetivo geral desta investigação foi identificar e problematizar como tem se dado o ensino colaborativo entre professores especialistas e professores regentes no processo de inclusão escolar. Foi uma pesquisa narrativa, os instrumentos foram cartas pedagógicas e roda de conversa. Os participantes da pesquisa foram quatro professoras regentes e duas professoras especialistas. Os resultados apontaram que ensino colaborativo em sua verdadeira concepção ainda não ocorre na maioria das unidades escolares, no entanto existem diversas ações colaborativas. Apontou-se também que é necessário proporcionar aos profissionais tempo e espaço para estas interações.

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

COSTA-RENDERS, E. C.; COUTINHO, R. I. D. O DESAFIO DO ENSINO COLABORATIVO NA ESCOLA INCLUSIVA. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e706, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e706. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e706. Acesso em: 14 dez. 2024.