O QUE RELATAM ESTUDANTES DO COMPONENTE DE DIDÁTICA SOBRE A SAÚDE MENTAL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e709
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Palavras-chave:

Didática, Pandemia, Ansiedade, Saúde mental

Resumo

O cenário pandêmico cessou atividades universitárias presenciais, exigindo outras formas de organização pedagógica. Assim, esta pesquisa analisou – a partir da perspectiva dos estudantes matriculados no componente de Didática dos cursos de licenciaturas de universidades federais e estaduais do Brasil – o ensino remoto, levando em consideração as condições dos estudantes para participação nas atividades e as especificidades do ensino da Didática. Trata-se de uma pesquisa quanti/qualitativa, de abordagem empírica, em que foi utilizado questionário on-line para a coleta de dados. O foco analítico se concentrou nos aspectos emocionais, nos impactos/efeitos psicológicos da pandemia no cotidiano dos estudantes e suas repercussões/implicações nos processos educativos. Os resultados indicaram um aumento nos quadros de ansiedade e depressão, e insegurança em relação ao futuro profissional. Essas condições convocam a didática a reorganizar o ambiente de aprendizagem, considerando as diferentes formas de mediações.

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

NÖRNBERG, L.; BORTOLAZZO, S. F. O QUE RELATAM ESTUDANTES DO COMPONENTE DE DIDÁTICA SOBRE A SAÚDE MENTAL?. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e709, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e709. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e709. Acesso em: 2 jul. 2024.