FORMAÇÃO INICIAL, PERMANÊNCIA E ATRATIVIDADE DOCENTE: UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e742
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Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Formação de professores, Permanência docente, Atratividade da carreira docente

Resumo

ste artigo aborda sobre um estado de conhecimento em pesquisas vinculadas a formação inicial de professores enfocando a permanência e atratividade da carreira docente. É um estudo analítico-descritivo baseado na análise de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação depositadas na Base de Dados de Teses e Dissertações do IBICT. Emergiram ao longo das análises as categorias: atratividade da carreira docente, motivação e expectativa para a carreira, escolha profissional e permanência e o abandono da profissão docente assim como a formação e permanência docente. Dos textos analisados verificamos pouco interesse dos pesquisadores sobre a temática e uma maior tendência deles em trabalhar com a abordagem qualitativa e com o predomínio de duas ou mais técnicas de construção de dados. Os resultados demonstram que na realidade moçambicana não foi encontrado nenhum trabalho sobre a temática e na realidade brasileira poucos foram os que se dedicaram ao tema.

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

BENE, L. E.; ARAÚJO, R. M. B. de. FORMAÇÃO INICIAL, PERMANÊNCIA E ATRATIVIDADE DOCENTE: UM ESTADO DO CONHECIMENTO. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e742, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e742. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e742. Acesso em: 2 jul. 2024.