A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DAS PRIMEIRAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ (SP) COMO ELEMENTOS IDENTITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e748
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Palavras-chave:

Identidade profissional, Coordenadora Pedagógica, Formação Inicial, Formação continuada

Resumo

O presente artigo analisa a formação inicial e continuada das primeiras coordenadoras pedagógicas da rede municipal de Santo André como elementos que compõem a identidade destas profissionais, tendo como referência documental as entrevistas realizadas com as participantes desta pesquisa. O objetivo é identificar qual era a formação inicial das coordenadoras pedagógicas e como acontecia a formação continuada dessas profissionais para que desenvolvessem seu papel de acompanhamento pedagógico e formativo, considerando que a formação compõe um importante elemento na construção da identidade profissional. Dessa forma, elegemos uma abordagem qualitativa para realização desta pesquisa, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos revelam que tanto a formação inicial quanto a continuada apresentam elementos comuns que representam a identidade profissional da coordenadora pedagógica da rede municipal de Santo André.

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Publicado

2024-08-20

Como Citar

FERNANDEZ, M.; BAUER, C. A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DAS PRIMEIRAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ (SP) COMO ELEMENTOS IDENTITÁRIOS. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e748, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e748. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e748. Acesso em: 21 dez. 2024.