A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DAS PRIMEIRAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ (SP) COMO ELEMENTOS IDENTITÁRIOS

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e748
Abstract views: 177 / PDF downloads: 117

Mots-clés :

Identidade profissional, Coordenadora Pedagógica, Formação Inicial, Formação continuada

Résumé

O presente artigo analisa a formação inicial e continuada das primeiras coordenadoras pedagógicas da rede municipal de Santo André como elementos que compõem a identidade destas profissionais, tendo como referência documental as entrevistas realizadas com as participantes desta pesquisa. O objetivo é identificar qual era a formação inicial das coordenadoras pedagógicas e como acontecia a formação continuada dessas profissionais para que desenvolvessem seu papel de acompanhamento pedagógico e formativo, considerando que a formação compõe um importante elemento na construção da identidade profissional. Dessa forma, elegemos uma abordagem qualitativa para realização desta pesquisa, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos revelam que tanto a formação inicial quanto a continuada apresentam elementos comuns que representam a identidade profissional da coordenadora pedagógica da rede municipal de Santo André.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

APOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

CÂNDIDO, L. G. A criação da rede municipal de Santo André: das primeiras escolas à implantação do Centro Educacional, Assistencial e Recreativo-CEAR (1954-1982). 179f. Dissertação de Mestrado – Pós graduação em Educação, Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67026; Acesso em 24 de abril. 2022.

DUBAR, C. A crise das identidades- a interpretação de uma mutação. Porto: Edições Afrontamento, 2006.

DUBAR, C. A socialização. Construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Editora Portugal, 1997.

FERNANDEZ, M. Uma perspectiva histórica da construção da identidade da coordenadora pedagógica na rede municipal de Santo André (SP)- (1990-1998). 167 p. Dissertação (Mestrado em educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2023. 167p.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MOITA, M. da C. Percursos de formação e trans-formação. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose na escola. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, e84910, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/. Acesso em: 20 de março 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684910

PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. de (Orgs.). O coordenador pedagógico e a legitimidade de sua atuação. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2017.

PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. de (Orgs.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. São Paulo: Loyola, 2012.

SANTO ANDRÉ. [Prefeitura Municipal de Santo André]. Decreto Nº 11.583, de 28 de abril de 1987. Prefeitura Municipal de Santo André, Santo André, 1987. Disponível em: http://www4.cmsandre.sp.gov.br:9000/arquivo/4040.

SANTO ANDRÉ. [Prefeitura Municipal de Santo André]. Decreto nº 14.146, de 27 de abril de 1998. Fixa a composição da Rede de Ensino Municipal, altera designação relativa ao campo funcional das unidades escolares, e dá outras providências. Prefeitura Municipal de Santo André, Santo André, 1998. Disponível em: http://www4.cmsandre.sp.gov.br:9000/arquivo/6996.

SANTO ANDRÉ. Câmara Municipal de Santo André. Lei nº 6.833, de 15 de outubro de 1991. Dispõe sobre a organização administrativa do magistério municipal. D. Grande ABC, 16.10.91, Cad. B, pág. 6, 1991. Disponível em: http://www4.cmsandre.sp.gov.br:9000/arquivo/26565.

Téléchargements

Publiée

2024-08-20

Comment citer

FERNANDEZ, M.; BAUER, C. A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DAS PRIMEIRAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ (SP) COMO ELEMENTOS IDENTITÁRIOS. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e748, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e748. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e748. Acesso em: 21 nov. 2024.