CONSCIÊNCIA CRÍTICA E CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO EM DIÁLOGO COM FREIRE E VIGOTSKI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e752
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Palavras-chave:

Consciência Crítica, Paulo Freire, Vigotski, Formação de Professores, Escola Pública

Resumo

Este ensaio aborda a importância da consciência crítica como base epistemológica na formação de professores, conforme delineada por Paulo Freire e Vigotski, e a apresenta como essencial para desafiar o atual modelo educacional ideológico-neotecnicista que tem impactado a educação pública, comprometendo seu papel como direito social e promotor de igualdade. Integrando as teorias educacionais e psicológicas desses autores, o texto explora o desenvolvimento da consciência crítica nos educadores, fundamentado nos princípios epistemológicos e ontológicos da filosofia marxista. A consciência crítica é destacada como uma ferramenta revolucionária, portanto o ensaio propõe uma formação docente que seja verdadeiramente emancipatória, comprometida com a transformação tanto dos indivíduos quanto da sociedade e que se desdobre numa prática pedagógica que transcenda a adaptação a demandas superficiais e imediatas. O propósito é evidenciar, no campo da formação de professores, como a consciência crítica pode ser cultivada e como é vital para a promoção de uma educação que visa à emancipação humana e à construção de uma sociedade mais justa, democrática, ética e equitativa.

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

JACINTHO DE SOUZA, R.; APARECIDA SILVESTRE, M. CONSCIÊNCIA CRÍTICA E CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO EM DIÁLOGO COM FREIRE E VIGOTSKI. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e752, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e752. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e752. Acesso em: 2 jul. 2024.