DESENVOLVIMENTO DOCENTE PARA O USO DE TECNOLOGIAS EM ESCOLAS MÉDICAS
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e757Palavras-chave:
Formação continuada do professor, Educação superior, Tecnologia da informação e comunicação, Desenvolvimento docenteResumo
O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação, especialmente, em cursos de Medicina, traz para a sala de aula artefatos tecnológicos utilizados no dia a dia de alunos e professores. Para que este seja produtivo é necessário que os professores conheçam o potencial das TIC e saibam planejar e realizar ações educacionais utilizando-as para o alcance dos objetivos planejados, de forma crítica. Este estudo tem como objetivo verificar se os professores de cursos de Medicina são preparados para analisarem criticamente a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação em sua prática pedagógica. Foi realizada uma revisão integrativa, da qual fizeram parte dez produções científicas selecionadas a partir de critérios pré-estabelecidos. Os resultados foram organizados em cinco categorias e apontam que o aspecto crítico está presente na formação continuada de docentes no que diz respeito a sua prática pedagógica.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ALELUIA, Iêda Maria Barbosa. Implantação e avaliação do impacto de um programa de desenvolvimento docente para utilização do mini Cex na avaliação do estudante de graduação em Medicina. Tese. Salvador, BA: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, 2015, 112 p. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2916901> Acesso em: 31 mar. 2020.
ALMEIDA, Maria Tereza Carvalho. Concepções e práticas de professores do curso médico de uma instituição pública sobre desenvolvimento docente. Tese. Montes Claros, MG: Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, 2016, 83p. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3609455>. Acesso em: 31 mar. 2020.
AMORE FILHO, Edson Dell. Ações para a retomada do ensino da humanização nas escolas de Medicina: uma revisão sistemática da literatura de 2010 a 2016. Dissertação. Belo Horizonte, MG. Universidade José do Rosário Vellano – Unifenas, 2018, 74p. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbem/v42n4/1981-5271-rbem-42-4-0014.pdf>. Acesso em: 20 set. 2020.
BAPTISTA, Fabrício Quintanilha. Integração de modelos virtuais tridimensionais com o ambiente de ensino e aprendizagem Moodle para o ensino da anatomia humana. Dissertação. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2017, 69p. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/151410/baptista_fq_me_sjrp.pdf?sequence=3&isAllowed=y>. Acesso em: 31 mar. 2020.
BATISTA, Nildo Alves; VILELA, Rosana Quintela Brandão; BATISTA, Sylvia Helena Souza Silva. Educação médica no Brasil. São Paulo: Cortez, 2015.
BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Revista Eletrônica Gestão e Sociedade, v.5, n.11, p. 121-36, ago 2011. Disponível em: <https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906>. Acesso em: 06 mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Brasília: MEC, 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 16 mar. 2021.
BROCK, Ieda Maria. Professores do curso de Medicina: os saberes e o exercício da docência. Dissertação. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015, 78 p. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2683217>. Acesso em: 31 mar. 2020.
BROOME, Marion E. Integrative literature reviews for the development of concepts. In: RODGERS, Beth L.; KNAFL, Kathleen A. Concept development in nursing: foudantions, tecniques and applications. Philadelfia, USA: W.B. Saunders Company, 2006. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/238248432_Integrative_literature_reviews_for_the_development_of_concepts>. Acesso em: 06 mai. 2020.
CARDOSO, Ariston de Lima; ESPÍRITO SANTO, Eniel do. Literacia digital: um mosaico de experiências no contexto da formação docente. In: DIAS-TRINDADE, Sara; MOREIRA, J. António; FERREIRA, António Gomes. Pedagogias digitais no ensino superior. Coimbra, Portugal: CINEP/IPC, 2020, p.83-104. Disponível em: <https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/94198/1/pedagogias-digitais-no-ensino-superior-web.pdf>.Acesso em: 28 jun. 2021.
CASTAÑEDA, Linda; SELWYN, Neil. ¿Algo más que herramientas? Dar sentido a la digitalización actual de la Educación Superior. In: CASTAÑEDA, Linda; SELWYN, Neil (eds.). Reiniciando la universidad: buscando um modelo de universidad em tiempos digitales. Barcelona: Editorial UOC, p.22-55, 2019.
COSTA, Tiago Almeida Santos. Utilização do ambiente virtual como metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem de dermatologia. Dissertação. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, 2017, 91p. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/331059/1/Costa_TiagoAlmeidaSantos_M.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2020.
DIAS, Eliane Pedra; FERREIRA, Maria Amélia. Desenvolvimento docente pós-COVID-19: mudanças ou troca de cenário? Revista Brasileira de Educação Médica. 45 (3): e0139, 2021, p.1-6. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/Nvc3CMZ69mrLSDM6hDPF8zk/?lang=pt>. Acesso em: 06 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200351
DUSEK, Val. O que é tecnologia? Definindo ou caracterizando a tecnologia. In: DUSEK, Val. Filosofia da tecnologia. São Paulo: Loyola, 2009. p.41-55.
HAMAMOTO FILHO, Pedro Tadao et al. Café com educação médica: breve relato de uma experiência para o desenvolvimento da docência. Revista Brasileira de Educação Médica, v.42, n.4, p.7-13, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/885qxgFWMfTqwSGdQYsHKNN/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 21 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4rb20180006
HERNANDES, Mauro Esteves. Análise do processo de transição de médico a docente. Dissertação Mestrado. Sorocaba, SP: Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, 2018. 111p. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/20926/2/Mauro%20Esteves%20Hernandes.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2020.
NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362019000300402&script=sci_arttext>. Acesso em: 21 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684910
PIO, Danielle Abdel Massih. A experiência do professor médico com métodos ativos de ensino-aprendizagem: formação permanente e gestão como mediadoras. Tese. Botucatu, SP: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2017, 224p. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4923020>. Acesso em: 31 mar. 2020.
SAMPAIO, Samára dos Santos. A educação em saúde e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Dissertação. Ribeirão Preto, SP: Universidade de São Paulo, 2017, 82 p. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5153154>. Acesso em: 31 mar. 2020.
SELWYN, Neil. Um panorama dos estudos críticos em educação e tecnologias digitais. In: ROCHA, Claudia Hisdorf; EL KADRI, Michele Salles; WINDLE, Joel Austin (orgs.) Diálogos sobre tecnologia educacional: educação linguística, mobilidade e práticas translíngues. Campinas, SP: Pontes Editores, p.15-40, 2017. DOI: https://doi.org/10.31235/osf.io/5pu3x
SILVA, Fabiana Aparecida da. Processo avaliativo do desenvolvimento docente em escolas médica brasileiras: espelhos e reflexos nas percepões dos atores institucionais. Universidade Federal de Goiás. Faculdade Medicina. Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Goiânia, GO, 2017. 138 p. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6955/5/Tese%20-%20Fabiana%20Aparecida%20da%20Silva%20-%202017.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2020.
SUNAGA, Alexsandro; CARVALHO, Camila Sanches. Tecnologias digitais no ensino híbrido. In; BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, p. 141-154, 2016.
UNESCO. Guide to measuring Information and Communication Tecnologies (ICT) in education. Quebec: Unesco UIS, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Maria Rodrigues dos SANTOS, Stella Maria Peixoto de Azevedo PEDROSA (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.