CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PERSPECTIVA DOS LICENCIADOS EGRESSOS DO MATO GROSSO DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e765
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Palavras-chave:

PIBID, Formação de professores, Políticas públicas educacionais, Egressos, Formação inicial

Resumo

O artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O objetivo foi analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no estado de Mato Grosso do Sul (MS) para os licenciados egressos, tanto para ingresso quanto para o exercício da docência. Utilizando o método crítico do conhecimento, adotou-se uma abordagem quali-quantitativa por meio de pesquisa documental e de campo, envolvendo a participação de 102 licenciados da UFGD e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A análise dos dados foi conduzida por meio de procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados revelaram, segundo a perspectiva dos egressos, considerando as categorias temáticas analisadas, que o PIBID tem contribuído significativamente para o estímulo à docência, proporcionando uma formação mais sólida baseada na prática social, além de influenciar positivamente no exercício da docência.

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Publicado

2024-08-19

Como Citar

BISCARO, A. de F. V.; ARANDA, M. A. de M. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PERSPECTIVA DOS LICENCIADOS EGRESSOS DO MATO GROSSO DO SUL. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e765, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e765. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e765. Acesso em: 21 dez. 2024.