CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PERSPECTIVA DOS LICENCIADOS EGRESSOS DO MATO GROSSO DO SUL

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e765
Abstract views: 188 / PDF downloads: 92

Mots-clés :

PIBID, Formação de professores, Políticas públicas educacionais, Egressos, Formação inicial

Résumé

O artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O objetivo foi analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no estado de Mato Grosso do Sul (MS) para os licenciados egressos, tanto para ingresso quanto para o exercício da docência. Utilizando o método crítico do conhecimento, adotou-se uma abordagem quali-quantitativa por meio de pesquisa documental e de campo, envolvendo a participação de 102 licenciados da UFGD e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A análise dos dados foi conduzida por meio de procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados revelaram, segundo a perspectiva dos egressos, considerando as categorias temáticas analisadas, que o PIBID tem contribuído significativamente para o estímulo à docência, proporcionando uma formação mais sólida baseada na prática social, além de influenciar positivamente no exercício da docência.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Caderno de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 112-129, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100008

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. 279 p.

BISCARO, Adriana de Fátima Vilela. Contribuições do PIBID aos licenciados egressos: desafios para a política e para a gestão educacional. 2023. 300 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, 2023.

BISCARO, Adriana de Fátima Vilela. ARANDA, Maria Alice de Miranda. O PIBID enquanto política educacional: projetos de educação em disputa. In: XVI ANPED-CO: Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. Poder, Política e Democracia: Desafios para a Pós-Graduação em Educação, 2022, Campo Grande. Anais [...] Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/47/10960-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf . Acesso em: jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013. Estabelece as normas gerais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/portaria-096-18jul13-aprovaregulamentopibid-pdf . Acesso em: jan. 2023.

CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura; FALCÃO, Giovana Maria Belém. Tessituras acerca da aprendizagem, da identidade e da formação docente expressas em cartas pedagógicas. In: CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura; FALCÃO, Giovana Maria Belém (Orgs.). Marcos da Constituição da Identidade Docente: narrativas expressas em cartas pedagógicas. Fortaleza: EdUECE, 2022. p. 19-36.

GATTI, Bernardete Angelina et al. Atratividade da carreira docente no Brasil. In: Estudos & Pesquisas Educacionais. n. 1, v. 1. São Paulo: Fundação Victor Civita. 2010, p. 139-210.

MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Tradução: Cristina Antunes. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte, v.01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009.

MEC – Ministério da Educação; CNE – Conselho Nacional de Educação; CEB – Câmara de Educação Básica, 2007. Relatório produzido pela Comissão Especial Instituída para estudar medidas que visem a superar o déficit docente no Ensino Médio. Escassez de professores no Ensino Médio: Propostas estruturais e emergenciais. 2007. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/escassez1.pdf?#:~:text=Pois%20como%20alertou%20o%20Conselheiro,emergenciais%20e%20de%20car%C3%A1ter%20estrutural. Acesso em: 29 de jun de 2021.

PASSOS, Carmensita Matos Braga. PIBID e formação docente: construindo possibilidade. In: Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade, 2014, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Editora EdUECE, 2014. p. 807-838.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4 ed., São Paulo: Cortez, 2012. Cap. 1, p. 15-34.

PINTO, José Marcelino Rezende. O que explica a falta de professores nas escolas brasileiras? Jornal de Políticas Educacionais. n. 15, jan. /jun., 2014. p. 3-12. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v8i15.39189

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 305 p. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010

VALLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.

VAZQUEZ, Adolfo S. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

VILAS BÔAS, Fernanda Litvin. Um estudo avaliativo do PIBID: contribuições para a avaliação de programas educacionais. 2018, 179 p. Tese (Doutorado) - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares. PPG em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional. Universidade de Brasília, 2018.

Téléchargements

Publiée

2024-08-19

Comment citer

BISCARO, A. de F. V.; ARANDA, M. A. de M. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PERSPECTIVA DOS LICENCIADOS EGRESSOS DO MATO GROSSO DO SUL. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e765, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e765. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e765. Acesso em: 21 nov. 2024.