ENLACES DE VIDA-FORMAÇÃO NA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: ECOS DE UMA EMENTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e785
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Palavras-chave:

Didática, ensino superior, pesquisa (auto)biográfica

Resumo

Considerando a Didática um campo epistemológico (Libâneo, 2020), que reconhece a atuação profissional docente num contexto multidimensional (Candau, 2020), nos debruçamos em um estudo para compreender a organização e sistematização da disciplina de didática no curso de Pedagogia em uma universidade federal do noroeste fluminense. Partimos da abordagem qualitativa, tendo a metodologia de análise documental para responder nossa questão inicial: Qual a concepção didática presente na ementa da disciplina de didática no curso de Pedagogia? Os resultados apontam que ao integrar temáticas e leituras de diferentes temporalidades, as ementas contribuem para reconfiguração da didática, dimensionando implicações políticas e sociais. Conclui-se que o alinhavar dialógico com as subjetividades dos licenciandos e o cotidiano escolar, fomenta a experiência de olhar a memória, a formação e a realidade em direção à construção de devires docentes com os ecos do cotidiano marcado e implicado nas andanças de vida-formação.

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

DA SILVA FIGUEIRA, S. T. ENLACES DE VIDA-FORMAÇÃO NA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: ECOS DE UMA EMENTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e785, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e785. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e785. Acesso em: 21 dez. 2024.