ENLACES DE VIDA-FORMAÇÃO NA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: ECOS DE UMA EMENTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e785
Abstract views: 140 / PDF downloads: 65

Palabras clave:

Didática, ensino superior, pesquisa (auto)biográfica

Resumen

Considerando a Didática um campo epistemológico (Libâneo, 2020), que reconhece a atuação profissional docente num contexto multidimensional (Candau, 2020), nos debruçamos em um estudo para compreender a organização e sistematização da disciplina de didática no curso de Pedagogia em uma universidade federal do noroeste fluminense. Partimos da abordagem qualitativa, tendo a metodologia de análise documental para responder nossa questão inicial: Qual a concepção didática presente na ementa da disciplina de didática no curso de Pedagogia? Os resultados apontam que ao integrar temáticas e leituras de diferentes temporalidades, as ementas contribuem para reconfiguração da didática, dimensionando implicações políticas e sociais. Conclui-se que o alinhavar dialógico com as subjetividades dos licenciandos e o cotidiano escolar, fomenta a experiência de olhar a memória, a formação e a realidade em direção à construção de devires docentes com os ecos do cotidiano marcado e implicado nas andanças de vida-formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
 PlumX Metrics

Citas

ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. Pedagogia universitária: valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, v. 27, n. 2, p. 7-31, 2014. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.6243

ANASTASIOU, L. G. C. Metodologia de ensino na universidade brasileira: elementos de uma trajetória. In: Castanho, S.; Castanho, M. E. (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, p. 57-70, 2001.

CANDAU, V. M. Didática: revisitando uma trajetória. In: CANDAU, V. M; CRUZ, G. B.; FERNANDES, C. (Orgs.) Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 22-32, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (Orgs.) Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001.

CRUZ, G. B. Didática e docência no ensino superior. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 98, n. 250, p.672-689, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2931

CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: Junqueira & Marin, 1998.

CUNHA, M. I. Trabalho docente e ensino superior: In: Rays, O. Trabalho pedagógico: realidades e perspectivas. Porto Alegre: Sulina, p. 213-225, 2006, 1999.

CUNHA, M. I. (Org.) Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006.

CUNHA, M. I. (Org). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007.

CUNHA, M. I. (Org.) Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Revista Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 12, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.20083.03

CUNHA, M. I. (Org.) Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin, 2010.

D´ÁVILA, C.; SANTOS, E. Ecos da necropolítica neoliberal sobre o currículo na Educação Básica e na Educação Superior. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.14, N.36, p. 948-960, mai.-ago, 2022. DOI: https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1390

JOSSO, M-C. Experiências de vida e formação. Trad. José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.

LIBÂNEO, J. C; FERREIRA, L. S.; MEDEIROS, E. A; ARAÚJO, O. H. Entrevista com o professor José Carlos Libâneo – O curso de Pedagogia no balanço das políticas educacionais. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 8, n. 27, 2022. DOI: https://doi.org/10.21920/recei72022827624635

LIBÂNEO, J. C. Implicações epistemológicas no campo teórico, investigativo e profissional da Didática e desafios políticos e pedagógicos-didáticos em face ao desmonte da educação pública. In: Candau, V. M; Cruz, G. B.; Fernandes, C. (Orgs.) Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 48-64, 2020.

LIBÂNEO, J. C. Prefácio. In: Veiga, Ilma Passos Alencastro; Fernandes, Rosana César Arruda. Por uma didática da educação superior. Campinas-SP: Editora Autores Associados, p. 41-60, 2020.

PASSEGGI, M. C; SOUZA, E. C. O movimento (Auto)Biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigación Cualitativa, 2 (1), 2016 p.6-26.

PIMENTA, S. G; SEVERO, J. L. R. de L. A didática na Base Nacional Comum da formação docente no Brasil – Guinada ao tecnicismo no contexto da mercadorização da educação pública. In: CANDAU, V. M; CRUZ, G. B.; FERNANDES, C. (orgs.) Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

SOUZA, E. C. (Auto)biografia, ciência e arte: diálogos com Oliver Sacks. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-17, 2023. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59921

VEIGA, I. P. A; SILVA, E. F. Para onde vão a didática geral da educação superior e as didáticas específicas? In: VEIGA, I. P. A; FERNANDES, R. C. A. Por uma didática da educação superior. Campinas-SP: Editora Autores Associados, p. 41-60, 2020.

Publicado

2024-10-04

Cómo citar

DA SILVA FIGUEIRA, S. T. ENLACES DE VIDA-FORMAÇÃO NA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: ECOS DE UMA EMENTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e785, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e785. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e785. Acesso em: 21 nov. 2024.