ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA SISTÊMICA: SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e819
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Palavras-chave:

Educação Matemática, Pedagogia Sistêmica., Alfabetização Matemática, Saberes e Práticas Sistêmicas, Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho tem por tema principal a Alfabetização Matemática no primeiro ano de escolarização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como problemática, questionamos: Quais são os processos sistêmicos encontrados na formação inicial, continuada e nos saberes e práticas dos professores que alfabetizam em Matemática? A presente pesquisa tem como objetivos discutir a relação do processo sistêmico como instrumento de formação de professores e descrever a construção sistêmica que os professores das turmas do primeiro ano de escolarização do Ensino Fundamental realizam no processo de Alfabetização Matemática. Como resultado, encontramos três concepções diferentes sobre o que é a Matemática: (i) Matemática como um conhecimento organizado; (ii) Matemática em um aspecto mais generalista; e (iii) a Matemática como um mistério. Concluímos que, o termo Pedagogia Sistêmica ainda causar estranheza nas professoras alfabetizadoras.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

SANTOS, N.; SANTOS, F. ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA SISTÊMICA: SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e819, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e819. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e819. Acesso em: 4 jan. 2025.