ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA SISTÊMICA: SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e819Palavras-chave:
Educação Matemática, Pedagogia Sistêmica., Alfabetização Matemática, Saberes e Práticas Sistêmicas, Ensino FundamentalResumo
Este trabalho tem por tema principal a Alfabetização Matemática no primeiro ano de escolarização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como problemática, questionamos: Quais são os processos sistêmicos encontrados na formação inicial, continuada e nos saberes e práticas dos professores que alfabetizam em Matemática? A presente pesquisa tem como objetivos discutir a relação do processo sistêmico como instrumento de formação de professores e descrever a construção sistêmica que os professores das turmas do primeiro ano de escolarização do Ensino Fundamental realizam no processo de Alfabetização Matemática. Como resultado, encontramos três concepções diferentes sobre o que é a Matemática: (i) Matemática como um conhecimento organizado; (ii) Matemática em um aspecto mais generalista; e (iii) a Matemática como um mistério. Concluímos que, o termo Pedagogia Sistêmica ainda causar estranheza nas professoras alfabetizadoras.
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