O desenvolvimento profissional docente em diálogo com as concepções teóricas de pierre bourdieu: a constituição do habitus profissional no ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.504Keywords:
Desenvolvimento Profissional Docente, habitus, Ensino de históriaAbstract
Este artigo objetiva compreender aspectos do desenvolvimento profissional docente tentando relacioná-lo com ao conceito de habitus proposto por Bourdieu. Participaram do estudo professoras graduadas em Pedagogia e atuantes no ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental. O texto procura explorar os condicionantes associados as escolhas, experiências e costumes que cercam o cotidiano escolar e formativo das participantes da pesquisa. Procura ressaltar os elementos estruturantes da prática pedagógica que vão para além do capital cultural institucionalizado, tentando mostrar que, apesar de as professoras estarem submetidas a um mesmo percurso formativo, os determinantes da prática acabam obedecendo a uma dimensão subjetiva, ou seja, cada uma apresenta fontes e formas próprias para a formação do seu habitus profissional e para a organização de sua prática profissional.
Downloads
References
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007a.
BOURDIEU, P. Escritos de Educação. Organizadores: Maria Alice Nogueira e Afranio Catani. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007b.
CARLINDO, E.P.. Tornar-se professora: o capital cultural como esteio explicativo para o sucesso docente. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras – campus de Araraquara, 2009.
CATANI, A. M. ; CATANI, D.B. ; PEREIRA, G.R.M . As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro através de periódicos da área. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 17, n.mai-ago/01, p. 63-85, 2001.
DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, n. 24, p. 213-225, Editora UFPR, 2004.
GIMENO SACRISTÁN, J. Tendências investigativas na formação de professores. In: PIMENTA, S.G.; SHEDIN, E. (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, p. 81-88, (2002).
LIMA, E.F. de. Sobre(as)vivências no início da docência: que recado elas nos deixam? In: LIMA, E.F. de. (Org.). Sobrevivências no início da docência. 1ed.Brasília - DF: Liber Livros, p. 91-100, 2006.
LUDKE, M; ANDRÉ,M. E. D de. Pesquisa em Educação: abordagem qualitativa. São Paulo: EPU. 1986.
MARCELO GARCÍA, C. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências e Educação, nº. 08, p. 7-22, 2009.
MARCELO GARCÍA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto Editora, Porto-Portugal, 1999.
NOGUEIRA, M.A. Bourdieu e a educação. Maria Alice Nogueira, Cláudio M. Martins Nogueira. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
PIMENTA, S.G.. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In. PIMENTA, S.G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 6. Ed. São Paulos: Cortez, p. 15-34, 2008.
ROCHA, G.A. E agora... cadê os dragões? Uma pedagoga, mestre e doutora em Educação, vai aprendendo a ensinar no exercício da profissão. In: LIMA, E.F. de (Org.). Sobrevivências no início da docência. 1ed.Brasília - DF: Liber Livros, p.67 – 76, 2006.
ROCHA, C.B. A formação de professores nos cursos de pedagogia das universidades federais de Minas Gerais: o lugar do ensino de história:Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
SETTON, M.G.J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu. Revista Brasileira de Educação (Impresso), São Paulo, n.maio/ago, p. 60-70, 2002.
SCHMIDT, M. A. M. S. Construindo conceitos no ensino de História: "A captura lógica" da realidade social. Hist. Ensino, Londrina, v. 5, p. 147-163, out. 1999.
SILVA, M. Como se ensina e como se aprende a ser professor: habitus professoral e didática. 1ª. ed. Bauru: Editora da Universidade Sagrado Coração - EDUSC, v. 1. 150p. 2003.
SILVA, M. Habitus professoral e Habitus estudantil: uma proposição acerca da formação de professores. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 27, p. 335-360, 2011.
SILVA, M. O habitus professoral: o objeto de estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 29, p. 152-163, 2005.
SILVA, F.T.; BORGES, L.F.F.. Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1693-1723, out./dez. 2018.
SOUZA, T.L.; ARAÚJO, R.N. O ensino de História e a formação do pedagogo: uma análise da percepção docente. História & Ensino, Londrina, v. 26, n. 2, p. 209-233, Jul./Dez. 2020.
WACQUANT, L. Habitus. In. Afrânio Mendes Catani... [et al] (Org.) Vocabulário Bourdieu. 1 ed. Belo Horizente: Autentica Editora, p. 213, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.