O desenvolvimento profissional docente em diálogo com as concepções teóricas de pierre bourdieu: a constituição do habitus profissional no ensino de história
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.504Mots-clés :
Desenvolvimento Profissional Docente, habitus, Ensino de históriaRésumé
Este artigo objetiva compreender aspectos do desenvolvimento profissional docente tentando relacioná-lo com ao conceito de habitus proposto por Bourdieu. Participaram do estudo professoras graduadas em Pedagogia e atuantes no ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental. O texto procura explorar os condicionantes associados as escolhas, experiências e costumes que cercam o cotidiano escolar e formativo das participantes da pesquisa. Procura ressaltar os elementos estruturantes da prática pedagógica que vão para além do capital cultural institucionalizado, tentando mostrar que, apesar de as professoras estarem submetidas a um mesmo percurso formativo, os determinantes da prática acabam obedecendo a uma dimensão subjetiva, ou seja, cada uma apresenta fontes e formas próprias para a formação do seu habitus profissional e para a organização de sua prática profissional.
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