O Programa para Reforma Educacional na América Latina e Caribe (PREAL) e a política e formação docente no Brasil na década de 1990
Keywords:
PREAL, Formação de Professores, Trabalho Docente, Política Educacional, Reforma do EstadoAbstract
O artigo resulta da dissertação intitulada As políticas públicas de formação dos professores no Brasil a partir da LDB 9.394/96 e sua relação com o Programa para Reforma Educacional na América Latina e Caribe (PREAL). Ele pretende refletir acerca da influência desse programa na política de formação de professores e, para tanto, toma como referência os documentos: O futuro está em jogo.
(1998); Ficando para trás (2001); Quantidade sem qualidade (2006) e Saindo da inércia (2009). A análise foi construída mostrando alguns aspectos interligados entre a proposição dos documentos e a reforma administrativa do Estado brasileiro, a produção do capital humano e a precarização do trabalho docente. Entre outros aspectos, os referidos documentos apontam para a responsabilidade dos professores pelo próprio desempenho profissional, enfatizando a deficiência dos cursos de formação docente e revelando a necessidade de aperfeiçoamento constante, preferencialmente no próprio emprego, como forma de compensar as inadequações da formação inicial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.