O Programa para Reforma Educacional na América Latina e Caribe (PREAL) e a política e formação docente no Brasil na década de 1990

Auteurs

  • Adriana da Cunha Werlang Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Edaguimar Orquizas Viriato Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Abstract views: 618 / PDF downloads: 999

Mots-clés :

PREAL, Formação de Professores, Trabalho Docente, Política Educacional, Reforma do Estado

Résumé

O artigo resulta da dissertação intitulada As políticas públicas de formação dos professores no Brasil a partir da LDB 9.394/96 e sua relação com o Programa para Reforma Educacional na América Latina e Caribe (PREAL). Ele pretende refletir acerca da influência desse programa na política de formação de professores e, para tanto, toma como referência os documentos: O futuro está em jogo. 

(1998); Ficando para trás (2001); Quantidade sem qualidade (2006) e Saindo da inércia (2009). A análise foi construída mostrando alguns aspectos interligados entre a proposição dos documentos e a reforma administrativa do Estado brasileiro, a produção do capital humano e a precarização do trabalho docente. Entre outros aspectos, os referidos documentos apontam para a responsabilidade dos professores pelo próprio desempenho profissional, enfatizando a deficiência dos cursos de formação docente e revelando a necessidade de aperfeiçoamento constante, preferencialmente no próprio emprego, como forma de compensar as inadequações da formação inicial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2018-06-20

Comment citer

DA CUNHA WERLANG, A.; ORQUIZAS VIRIATO, E. O Programa para Reforma Educacional na América Latina e Caribe (PREAL) e a política e formação docente no Brasil na década de 1990. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 10–23, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/52. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles