Problemáticas e desafios da pesquisa qualitativa na educação brasileira sob o inesquecível olhar de Marli André

Autores

  • Pura Lúcia Oliver Martins Pontificia Universidade Católica do Paraná https://orcid.org/0000-0003-1639-0798
  • Neuza Bertoni Pinto Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i28.543
Abstract views: 499 / PDF downloads: 581

Resumo

O nome de Marli André consagrou-se no cenário educacional brasileiro como grande referência das pesquisas qualitativas. Durante mais de cinco décadas, a pesquisadora não perdeu de vista as problemáticas e os desafios que permearam as pesquisas dessa vertente metodológica. Para melhor compreender o expressivo legado deixado por ela às diferentes gerações de pesquisadores que buscam fundamentar teórica e metodologicamente sua produção científica, este texto vale-se de um conjunto de artigos selecionados, publicados em diferentes periódicos nacionais. Situar, nos caminhos percorridos por André, questionamentos e avanços na produção de conhecimentos sobre a pesquisa qualitativa, possibilitou analisar os inúmeros desafios que a pesquisadora destacou em sua trajetória, especialmente aqueles decorrentes das dúvidas e soluções identificadas na formação de pesquisadores da área da educação. 

PALAVRAS-CHAVE: Marli André. Pesquisa Qualitativa. Problemáticas. Desafios. Formação de Pesquisadores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

MARTINS, P. L. O.; NEUZA , B. P. Problemáticas e desafios da pesquisa qualitativa na educação brasileira sob o inesquecível olhar de Marli André. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 91–100, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i28.543. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/543. Acesso em: 28 mar. 2024.