Problemáticas e desafios da pesquisa qualitativa na educação brasileira sob o inesquecível olhar de Marli André
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i28.543Resumen
O nome de Marli André consagrou-se no cenário educacional brasileiro como grande referência das pesquisas qualitativas. Durante mais de cinco décadas, a pesquisadora não perdeu de vista as problemáticas e os desafios que permearam as pesquisas dessa vertente metodológica. Para melhor compreender o expressivo legado deixado por ela às diferentes gerações de pesquisadores que buscam fundamentar teórica e metodologicamente sua produção científica, este texto vale-se de um conjunto de artigos selecionados, publicados em diferentes periódicos nacionais. Situar, nos caminhos percorridos por André, questionamentos e avanços na produção de conhecimentos sobre a pesquisa qualitativa, possibilitou analisar os inúmeros desafios que a pesquisadora destacou em sua trajetória, especialmente aqueles decorrentes das dúvidas e soluções identificadas na formação de pesquisadores da área da educação.
PALAVRAS-CHAVE: Marli André. Pesquisa Qualitativa. Problemáticas. Desafios. Formação de Pesquisadores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.