Professores em início de carreira: políticas públicas no contexto da América Latina
Keywords:
Professor Iniciante, Políticas Públicas, Brasil, América LatinaAbstract
Uma abordagem importante de investigação que a literatura tem nos apresentado acerca da profissão docente é aquela relacionada ao professor iniciante. Essa etapa da vida profissional geralmente é vivenciada com grandes dificuldades pelos professores, que associam essa fase da carreira a sentimentos como solidão, angústias, agruras. O presente estudo visou identificar políticas públicas de apoio ao professor em início de carreira, no Brasil e em outros países da América Latina. Pôde-se constatar que existem programas em alguns países, mas, que tais experiências ocorrem de maneira pontual e isolada, não se constituindo em uma política efetiva de apoio ao professor nessa fase da carreira. Diante disso, reafirmamos que a formação dos professores, para todos os níveis e modalidades de ensino, necessita ser profundamente revista, discutida e modificada a partir de concepções que efetivamente contribuam com a construção de um perfil profissional docente à altura dos desafios que a realidade educacional nos coloca.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.