Professores em início de carreira: políticas públicas no contexto da América Latina
Palavras-chave:
Professor Iniciante, Políticas Públicas, Brasil, América LatinaResumo
Uma abordagem importante de investigação que a literatura tem nos apresentado acerca da profissão docente é aquela relacionada ao professor iniciante. Essa etapa da vida profissional geralmente é vivenciada com grandes dificuldades pelos professores, que associam essa fase da carreira a sentimentos como solidão, angústias, agruras. O presente estudo visou identificar políticas públicas de apoio ao professor em início de carreira, no Brasil e em outros países da América Latina. Pôde-se constatar que existem programas em alguns países, mas, que tais experiências ocorrem de maneira pontual e isolada, não se constituindo em uma política efetiva de apoio ao professor nessa fase da carreira. Diante disso, reafirmamos que a formação dos professores, para todos os níveis e modalidades de ensino, necessita ser profundamente revista, discutida e modificada a partir de concepções que efetivamente contribuam com a construção de um perfil profissional docente à altura dos desafios que a realidade educacional nos coloca.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.