Formação inicial do docente universitário: uma vivência Multicampi
Palabras clave:
Inserção à docência, Processos formativos, Programas e políticas de formação, Desafios atuaisResumen
Muito se tem investigado e dito sobre a importância da formação inicial para a docência na Educação Superior. Muitas vivências de formação inicial e continuada têm-se efetivado no país, dentro e/ou em paralelo ao contexto das atualizações curriculares, como é o caso destas duas experiências em efetivação nos campi das instituições federais criados nos últimos anos. Para este breve artigo, estaremos revisitando aspectos de processos vivenciados até a presente data (junho de 2014) associando a fala das Pró-Reitoras de Graduação de duas instituições, uma no Recôncavo Baiano, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e outra no Pampa Gaúcho, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Serão ainda objeto da nossa análise, as avaliações coletadas junto aos docentes participantes das oficinas de capacitação docente. O planejamento das vivências foi feito conforme solicitação e envio de determinantes das Pro-Reitorias que optaram, a partir das necessidades institucionais levantadas, em focar a revisão curricular com o atendimento aos Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos de graduação envolvidos (UFRB) e a formação com grupos de docentes, preferencialmente em fase inicial de docência no ensino superior (UNIPAMPA), buscando efetivar o atendimento das necessidades, inicialmente levantadas, com os desafios estabelecidos pelos diversos grupos de trabalho no encontro inicial e visando, sobretudo, uma troca de experiências e saberes muito enriquecedora. Iremos pontuar alguns elementos de cada uma das instituições participantes desta vivência e focar nossa análise no depoimento dos docentes acerca, visto que esta deve ser uma primeira fase do processo de formação inicial. Destacamos a importância do acompanhamento das ações docentes, tanto para oferecer-lhes o necessário processo de continuidade das próprias expectativas na docência, quanto para diagnosticar a evolução do processo qualitativo de ensino e de aprendizagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.