Inovação pedagógica e currículo nos projetos político-pedagógicos em cursos de formação de professores/as

  • Elena Maria Billig MELLO Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA https://orcid.org/0000-0003-0366-3021
  • Adriana da Silva BIAVASCHI Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Palavras-chave: Inovação pedagógica. Currículo. Projeto político-pedagógico de curso. Formação de professores/as.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação acerca dos projetos político-pedagógicos de cursos (PPPC) presenciais na formação de professores/as de uma universidade pública federal. O estudo objetivou investigar as perspectivas de inovação pedagógica, no que se refere ao currículo, nos PPPCs das licenciaturas. A pesquisa está firmada em uma abordagem qualitativa e de estudo documental em dezoito PPPCs das licenciaturas como fonte para coleta de dados. Para a análise dos achados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que 66,7% dos currículos são potencialmente permeados por elementos de inovação pedagógica; no entanto, em 33,3% esses aspectos ainda aparecem de forma incipiente, principalmente no que se refere à promoção de espaços de participação dos diferentes segmentos da Instituição e em relação à acessibilidade pedagógica. Aponta-se a reestruturação iminente e contínua desses currículos, com vistas ao fazer coletivo e à valorização dos contextos locais.

 

 

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Biografia do Autor

Elena Maria Billig MELLO, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA

Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Uruguaiana, RS – Brasil 

elenamello@unipampa.edu.br 

https://orcid.org/0000-0003-0366-3021

Adriana da Silva BIAVASCHI , Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduada com Láurea Acadêmica no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA- Campus Uruguaiana. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI). O trabalho do GRUPI visa colaborar com estudos e reflexões voltados para a inovação pedagógica, tanto nos processos de (re)construção de projetos políticos-pedagógicos de escolas de educação básica, quanto de cursos de formação de professores da Universidade Federal do Pampa. Foi bolsista do programa Santander graduação, através da seleção de graduandos com excelência acadêmica, no edital 2018/2. Possui interesse nas seguintes áreas de estudo: inovação pedagógica, currículo, formação de professores e projeto político-pedagógico.

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Publicado
2022-04-16
Como Citar
MELLO, E. M. B.; BIAVASCHI , A. DA S. Inovação pedagógica e currículo nos projetos político-pedagógicos em cursos de formação de professores/as . Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 14, n. 29, p. 119-132, 16 abr. 2022.