Inovação pedagógica e currículo nos projetos político-pedagógicos em cursos de formação de professores/as

Autores

  • Elena Maria Billig MELLO Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA https://orcid.org/0000-0003-0366-3021
  • Adriana da Silva BIAVASCHI Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.500
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Palavras-chave:

Inovação pedagógica. Currículo. Projeto político-pedagógico de curso. Formação de professores/as.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação acerca dos projetos político-pedagógicos de cursos (PPPC) presenciais na formação de professores/as de uma universidade pública federal. O estudo objetivou investigar as perspectivas de inovação pedagógica, no que se refere ao currículo, nos PPPCs das licenciaturas. A pesquisa está firmada em uma abordagem qualitativa e de estudo documental em dezoito PPPCs das licenciaturas como fonte para coleta de dados. Para a análise dos achados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que 66,7% dos currículos são potencialmente permeados por elementos de inovação pedagógica; no entanto, em 33,3% esses aspectos ainda aparecem de forma incipiente, principalmente no que se refere à promoção de espaços de participação dos diferentes segmentos da Instituição e em relação à acessibilidade pedagógica. Aponta-se a reestruturação iminente e contínua desses currículos, com vistas ao fazer coletivo e à valorização dos contextos locais.

 

 

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Publicado

2022-04-16

Como Citar

MELLO, E. M. B.; BIAVASCHI , A. da S. . Inovação pedagógica e currículo nos projetos político-pedagógicos em cursos de formação de professores/as . Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 119–132, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.500. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/500. Acesso em: 17 ago. 2022.