A formação continuada de professores que atuam no Proeja: ouvindo os sujeitos envolvidos
Palabras clave:
Formação continuada de Professores, Proeja, EJAResumen
O artigo aborda a pesquisa sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), objetivando analisar a formação continuada dos professores que atuam no programa em uma instituição de educação profissional. A pesquisa é de cunho qualitativo e envolveu dez professores do curso técnico em Agropecuária-Proeja, no sentido de extrair suas percepções sobre o desenvolvimento da formação continuada destinada a eles. Com esta pesquisa verificaram-se a importância e a necessidade de pensar em uma formação continuada que favoreça o aprimoramento da prática educativa, no intuito de desenvolver um trabalho educativo com mais consistência teórica e metodológica, principalmente pelo fato de esses docentes trabalharem com o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que carece de um educador preparado para o trabalho em sala de aula, tendo sempre em vista a reinserção desses jovens e adultos no ambiente escolar. A pesquisa possibilitou perceber que a formação continuada é um dos elementos primordiais estabelecidos pelo programa e que toda instituição proponente deve assegurar formação aos seus docentes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.