A formação continuada de professores que atuam no Proeja: ouvindo os sujeitos envolvidos
Palavras-chave:
Formação continuada de Professores, Proeja, EJAResumo
O artigo aborda a pesquisa sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), objetivando analisar a formação continuada dos professores que atuam no programa em uma instituição de educação profissional. A pesquisa é de cunho qualitativo e envolveu dez professores do curso técnico em Agropecuária-Proeja, no sentido de extrair suas percepções sobre o desenvolvimento da formação continuada destinada a eles. Com esta pesquisa verificaram-se a importância e a necessidade de pensar em uma formação continuada que favoreça o aprimoramento da prática educativa, no intuito de desenvolver um trabalho educativo com mais consistência teórica e metodológica, principalmente pelo fato de esses docentes trabalharem com o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que carece de um educador preparado para o trabalho em sala de aula, tendo sempre em vista a reinserção desses jovens e adultos no ambiente escolar. A pesquisa possibilitou perceber que a formação continuada é um dos elementos primordiais estabelecidos pelo programa e que toda instituição proponente deve assegurar formação aos seus docentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.