Cultura escrita: processos de formação docente no contexto da alfabetização
Palabras clave:
Concepções docentes, Circuito de atividades diversificadas, AlfabetizaçãoResumen
Este trabalho é o resultado de uma investigação desenvolvida por um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós‐Graduação em Educação de uma universidade pública do interior do Rio Grande do Sul (RS). O projeto objetivou investigar as concepções docentes acerca da leitura e da escrita a partir das práticas alfabetizadoras que foram desenvolvidas na oficina de letramento vinculada ao Programa Mais Educação de uma escola do sistema municipal do RS, em 2013. Primeiramente, apresentamos o processo de acompanhamento de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental que participaram dos circuitos de atividades diversificadas de leitura e escrita. Posteriormente, destacamos os encontros quinzenais na universidade como um espaço promovido pelo grupo para a interação entre os envolvidos com a pesquisa, estudantes da universidade e professores de escolas, favorecendo a reflexão compartilhada acerca dos saberes e fazeres envolvidos no processo de alfabetização. A abordagem metodológica que sustentou esta pesquisa é de cunho qualitativo sociocultural, fundamentada na atividade discursiva/ narrativa. Na análise, apresentamos as narrativas docentes, evidenciando como resultado as concepções sobre a ação pedagógica no contexto da alfabetização, a partir do reconhecimento e da problematização das hipóteses e das construções infantis acerca do processo de leitura e escrita, destacando os momentos de compartilhamento como provocadores de novos saberes professorais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.