Educação para as relações étnico-raciais no município de Caxias - MA sob a perspectiva das leis 10.639/2003 e 11.645/2008

Autores/as

  • Gustavo da Silva Costa
  • Raydelane Grailea Silva Santosc
  • Lucillia Rabelo de Oliveira Torres

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i17.157
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Palabras clave:

Diversidade étnico-racial, Preconceito no ensino brasileiro, Relações étnico-raciais

Resumen

A discriminação racial e cultural é perseverante nos sistemas de ensino, trazendo prejuízos, dor e sofrimen-to às vítimas, levando-os à evasão e ao baixo rendimento escolar. O objetivo desta pesquisa foi investigar a aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 no ensino das relações étnico-raciais nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Caxias – MA. Trata-se de uma pesquisa de cam-po observacional com abordagem quantitativa, realizada em três escolas públicas municipais na cidade de Caxias – MA, escolhidas aleatoriamente, incluindo 28 professores que lecionavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A amostra deste estudo foi composta por 28 professores, 27 (96,4%) pertenciam ao sexo feminino e 1 (3,6%) pertencia ao sexo masculino. Em relação ao tempo de magistério, 22 (78,6%) professores lecionavam há mais de 15 anos. Sobre o conhecimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, 13 (46,4%) professores declararam que conheciam. Quanto à prática de trabalhar temáticas africanas, afro--brasileiras e indígenas em sala de aula, 15 (53,6%) professores relataram mais de uma forma de trabalhar estas temáticas. Não houve correlação estatisticamente significante entre o conhecimento das Leis e as variáveis sócio-ocupacionais (idade, sexo e tempo de magistério) (p>0,05). Verificou-se que a maioria dos professores tem conhecimento sobre as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e procuram inúmeros meios de trabalhar temáticas afro-brasileiras, africanas e indígenas em sala de aula. Além disso, a maioria das escolas realiza eventos culturais como forma de dissolver a discriminação racial na educação. Este estudou não verificou correlação entre o conhecimento das leis e os fatores sócio-ocupacionais.

 

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Publicado

2017-12-31

Cómo citar

COSTA, G. da S.; SANTOSC, R. G. S.; TORRES, L. R. de O. Educação para as relações étnico-raciais no município de Caxias - MA sob a perspectiva das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 163–176, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i17.157. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/157. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos