Escola pública no/do campo, Formação de Professores e projeto Político-pedagógico: experiências no contexto do Programa Observatório da Educação

Autores

  • Maria Antônia de Souza

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i16.160
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Palavras-chave:

escola pública, educação do campo, formação de professores, projeto político-pedagógico

Resumo

O objetivo deste texto é caracterizar as experiências desenvolvidas em escolas públicas no/do campo, nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba. São experiências relacionadas aos temas da formação con-tinuada de professores, projetos político-pedagógicos e produção do conhecimento em educação do campo. São analisados dois projetos de pesquisa executados no período de 2011 a 2016. São envolvidos 24 municípios, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação e equipes pedagógicas. Prima-se pelos passos da investigação-ação na relação entre universidade e escola pública. Conclui-se que os projetos vinculados ao Observatório da Educação da CAPES/INEP possibilitaram o empoderamento de professores das escolas públicas, de estudantes e de professores da graduação e pós-graduação no que tange aos conhecimentos da educação do campo e as necessidades da educação básica, em particular no campo.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

SOUZA, M. A. de. Escola pública no/do campo, Formação de Professores e projeto Político-pedagógico: experiências no contexto do Programa Observatório da Educação. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 27–48, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i16.160. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/160. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos