Formação continuada na modalidade de grupo de estudos: repercussões na prática docente

Autores/as

  • Andréia Veridiana Antich Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
  • Mari Margarete dos Santos Forster Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
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Palabras clave:

Formação continuada, Grupo de Estudos, Inovação

Resumen

Esta pesquisa objetivou analisar as repercussões do curso de Formação Continuada, desenvolvido pelo Núcleo de Formação de Profissionais da Educação (NUPE), na prática docente das professoras da Educação Infantil, participantes do Grupo de Estudos de São Sebastião do Caí, no período de 2007 a 2008. Sendo o estudo de natureza qualitativa foram utilizados como instrumentos para levantamento de dados: a análise de documentos, um questionário, entrevistas semiestruturadas e a observação. Com base na análise dos dados coletados, foi possível identificar a relevância da proposta de formação continuada, na medida em que viabilizou um espaço de estudo e troca de conhecimentos que oportunizou às docentes, por meio do processo reflexivo, ressignificar saberes que resultaram em mudanças nas práticas docentes que revelaram indicadores de inovação.

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Publicado

2018-06-20

Cómo citar

VERIDIANA ANTICH, A.; DOS SANTOS FORSTER, M. M. Formação continuada na modalidade de grupo de estudos: repercussões na prática docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 71–83, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/56. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos