Formação continuada na modalidade de grupo de estudos: repercussões na prática docente
Mots-clés :
Formação continuada, Grupo de Estudos, InovaçãoRésumé
Esta pesquisa objetivou analisar as repercussões do curso de Formação Continuada, desenvolvido pelo Núcleo de Formação de Profissionais da Educação (NUPE), na prática docente das professoras da Educação Infantil, participantes do Grupo de Estudos de São Sebastião do Caí, no período de 2007 a 2008. Sendo o estudo de natureza qualitativa foram utilizados como instrumentos para levantamento de dados: a análise de documentos, um questionário, entrevistas semiestruturadas e a observação. Com base na análise dos dados coletados, foi possível identificar a relevância da proposta de formação continuada, na medida em que viabilizou um espaço de estudo e troca de conhecimentos que oportunizou às docentes, por meio do processo reflexivo, ressignificar saberes que resultaram em mudanças nas práticas docentes que revelaram indicadores de inovação.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.