Formação continuada na modalidade de grupo de estudos: repercussões na prática docente

Auteurs

  • Andréia Veridiana Antich Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
  • Mari Margarete dos Santos Forster Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Abstract views: 752 / PDF downloads: 938

Mots-clés :

Formação continuada, Grupo de Estudos, Inovação

Résumé

Esta pesquisa objetivou analisar as repercussões do curso de Formação Continuada, desenvolvido pelo Núcleo de Formação de Profissionais da Educação (NUPE), na prática docente das professoras da Educação Infantil, participantes do Grupo de Estudos de São Sebastião do Caí, no período de 2007 a 2008. Sendo o estudo de natureza qualitativa foram utilizados como instrumentos para levantamento de dados: a análise de documentos, um questionário, entrevistas semiestruturadas e a observação. Com base na análise dos dados coletados, foi possível identificar a relevância da proposta de formação continuada, na medida em que viabilizou um espaço de estudo e troca de conhecimentos que oportunizou às docentes, por meio do processo reflexivo, ressignificar saberes que resultaram em mudanças nas práticas docentes que revelaram indicadores de inovação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2018-06-20

Comment citer

VERIDIANA ANTICH, A.; DOS SANTOS FORSTER, M. M. Formação continuada na modalidade de grupo de estudos: repercussões na prática docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 71–83, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/56. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles