Pesquisa sobre formação de profissionais da educação no GT 8/Anped: travessia histórica
Palabras clave:
Ethos, Fórum de Debates, Pesquisa e Pós-Graduação, Metanálise, Produção Sobre Formação de Professores, Travessia do GT8Resumen
A metanálise da produção do GT8, associada à narrativa de sua travessia histórica é objeto deste artigo, resultante de Trabalho Encomendado para a 30ª. Reunião Anual (2007) e atualizado em 2009. Investigação teórica, histórica e documental que visa a reconstituir o desenvolvimento da pesquisa no “GT Formação de Professores (GT 8)”, originalmente “GT Licenciaturas”. O método de exposição é diacrônico-sincrônico e o de investigação, dialético. A constituição e consolidação do GT tem sido marcadas por pesquisas nele partilhadas e, por mediações científico-acadêmicas entre pesquisadores experientes e novos investigadores. Esses, na maioria, discentes dos programas de pós-graduação em Educação. A reconstituição histórica contextualiza o GT8 no universo dos 23 GTs da Anped e revela sua identidade como espaço específico de reflexões, discussões, debates e embates acerca da produção no campo da Formação de Profissionais da Educação. Os resultados da análise de 118 Trabalhos (1999-2008) apontam que a consolidação do GT8 decorre do esforço coletivo de dois subgrupos distintos. Um representado por um núcleo básico de pesquisadores permanentes, que se preocupa em: promover articulações entre linhas de pesquisas dos programas de pós-graduação; desenvolver projetos integrados e interinstitucionais; produzir conhecimento sobre formação de professores para a educação básica e superior. Outro, numericamente maior se comparado ao primeiro, porém com participação descontínua, casual. A existência dinâmica das pesquisas do primeiro configura o ethos do GT8.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.