Os processos de construção identitária docente: a dimensão criativa e formadora das crises

Autores/as

  • Ecleide Cunico Furlanetto
Abstract views: 423 / PDF downloads: 421

Palabras clave:

Formação de professores, Processos de construção identitária docente, Crise

Resumen

Em um mundo acometido por crises que se infiltram nas mais diversas instituições e, entre elas, a escola, torna-se de fundamental importância compreender como os professores enfrentam essas situações e como são afetados por elas. Nessa perspectiva, foi realizada a pesquisa “Desenvolvimento profissional docente: a dimensão criativa e formadora das crises”, que assumiu, como objetivo principal, investigar as crises que emergem no exercício da docência e quais os recursos que os professores disponibilizam para enfrentá-las.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ASSUNÇÃO, A. A.; OLIVEIRA, D. A. Intensificação do trabalho e saúde dos Professores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, p. 349-372, maio/ago. 2009.

BAUMANN, Z. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BOUTINET, J. P. L’immaturité de la vie adulte. Paris: Universitaires de France, 1999.

DANIS, C.; SOLAR, C. (Coord.). Aprendizagem e desenvolvimento dos adultos. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DUBAR, C. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

ESTEVE, J. M. Mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. São Paulo: Edusc, 1999.

FURLANETTO, E. C. Como nasce um professor? Uma reflexão sobre o processo de individuação e for-mação. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2007.

GASPARINI, S. M.; BARRETO, S. M.; ASSUNÇÃO, A. A. Prevalência de transtornos mentais comuns em professores da rede municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Cadernos de Saúde Publica, Rio de Janeiro, v. 22, n, 12, dec. 2006.

HILLMAN, J. O livro do puer. São Paulo: Paulus, 1998.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. Entrevista narrativa. In: (Orgs.) BAUER, M.; GASKELL. Pesquisa quali-tativa com texto imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.

JUNG, C. G. O desenvolvimento da personalidade. Petrópolis: Vozes, 1981.

MARONI, A. Jung o poeta da alma. São Paulo: Summus, 1998.

NEVES, M. Y. R.; SILVA, E. S. A dor e a delícia de ser (estar) professora: trabalho docente e saúde mental. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 63-75, 2006.

NORONHA, M. M. B.; ASSUNÇÃO, A. A.; OLIVEIRA, D. A. O sofrimento no trabalho docente: o caso das professoras da rede pública de Montes Claros, MG. Trabalho, Educação & Saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 65-86, 2008.

PLACCO, V. M. S; SOUZA, V. L. T. (Org). Aprendizagem do Adulto Professor. São Paulo: Loyola, 2006.

PINEAU, G. Temporalidades na formação. São Paulo: Trion, 2004.

SANTOS, G. B. As estratégias de fuga e enfrentamento frente às adversidades do trabalho docente. Estudos e Pesquisa em Psicologia, v. 6, n. 1, Rio de Janeiro, jun. 2006.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Parâmetros e perspectivas: Rede Municipal de Ensino de SP – 2012. São Paulo: Secretária Municipal de São Paulo, 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2012.

STAUDE, J. R. O desenvolvimento adulto: C. G. Jung. São Paulo: Cultrix, 1981.

TORRE, S. Adversidad creadora: teoria e prática del rescate de potencialidades latentes. Encuentros Multidisciplinares, v. XI, n. 31, p. 6-20, 2009.

TORRE, S. La adversidad esconde um tesoro; otra manera de ver La adversidad y la vida. El Ejido (Espanha): Círculo Rojo, 2011.

Publicado

2018-06-21

Cómo citar

CUNICO FURLANETTO, E. Os processos de construção identitária docente: a dimensão criativa e formadora das crises. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 115–125, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/66. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos