Os processos de construção identitária docente: a dimensão criativa e formadora das crises
Palabras clave:
Formação de professores, Processos de construção identitária docente, CriseResumen
Em um mundo acometido por crises que se infiltram nas mais diversas instituições e, entre elas, a escola, torna-se de fundamental importância compreender como os professores enfrentam essas situações e como são afetados por elas. Nessa perspectiva, foi realizada a pesquisa “Desenvolvimento profissional docente: a dimensão criativa e formadora das crises”, que assumiu, como objetivo principal, investigar as crises que emergem no exercício da docência e quais os recursos que os professores disponibilizam para enfrentá-las.
Descargas
Citas
ASSUNÇÃO, A. A.; OLIVEIRA, D. A. Intensificação do trabalho e saúde dos Professores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, p. 349-372, maio/ago. 2009.
BAUMANN, Z. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BOUTINET, J. P. L’immaturité de la vie adulte. Paris: Universitaires de France, 1999.
DANIS, C.; SOLAR, C. (Coord.). Aprendizagem e desenvolvimento dos adultos. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DUBAR, C. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
ESTEVE, J. M. Mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. São Paulo: Edusc, 1999.
FURLANETTO, E. C. Como nasce um professor? Uma reflexão sobre o processo de individuação e for-mação. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2007.
GASPARINI, S. M.; BARRETO, S. M.; ASSUNÇÃO, A. A. Prevalência de transtornos mentais comuns em professores da rede municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Cadernos de Saúde Publica, Rio de Janeiro, v. 22, n, 12, dec. 2006.
HILLMAN, J. O livro do puer. São Paulo: Paulus, 1998.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez Editora, 2004.
JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. Entrevista narrativa. In: (Orgs.) BAUER, M.; GASKELL. Pesquisa quali-tativa com texto imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.
JUNG, C. G. O desenvolvimento da personalidade. Petrópolis: Vozes, 1981.
MARONI, A. Jung o poeta da alma. São Paulo: Summus, 1998.
NEVES, M. Y. R.; SILVA, E. S. A dor e a delícia de ser (estar) professora: trabalho docente e saúde mental. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 63-75, 2006.
NORONHA, M. M. B.; ASSUNÇÃO, A. A.; OLIVEIRA, D. A. O sofrimento no trabalho docente: o caso das professoras da rede pública de Montes Claros, MG. Trabalho, Educação & Saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 65-86, 2008.
PLACCO, V. M. S; SOUZA, V. L. T. (Org). Aprendizagem do Adulto Professor. São Paulo: Loyola, 2006.
PINEAU, G. Temporalidades na formação. São Paulo: Trion, 2004.
SANTOS, G. B. As estratégias de fuga e enfrentamento frente às adversidades do trabalho docente. Estudos e Pesquisa em Psicologia, v. 6, n. 1, Rio de Janeiro, jun. 2006.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Parâmetros e perspectivas: Rede Municipal de Ensino de SP – 2012. São Paulo: Secretária Municipal de São Paulo, 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2012.
STAUDE, J. R. O desenvolvimento adulto: C. G. Jung. São Paulo: Cultrix, 1981.
TORRE, S. Adversidad creadora: teoria e prática del rescate de potencialidades latentes. Encuentros Multidisciplinares, v. XI, n. 31, p. 6-20, 2009.
TORRE, S. La adversidad esconde um tesoro; otra manera de ver La adversidad y la vida. El Ejido (Espanha): Círculo Rojo, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.