Crenças e concepções dos licenciandos em Matemática sobre a profissão docente

Autores/as

  • Marli Amélia Lucas Pereira
  • Marli Eliza Dalmazo Afonso de André
  • Francine de Paulo Martins
  • Ana Maria Gimenes Corrêa Calil
Abstract views: 401 / PDF downloads: 390

Palabras clave:

Professores iniciantes, Grupos de discussão, Licenciatura em Matemática

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir a opinião de um grupo de sete licenciandos em matemática sobre os motivos de escolha da profissão docente, sobre suas crenças e concepções sobre a docência e sobre como avaliam os conhecimentos e as práticas vivenciadas no curso de licenciatura. O instrumento utilizado para coleta de dados é a entrevista. Os dados foram analisados pelo grupo de pesquisa, que, após várias leituras e discussões coletivas, organizou quadros com os pré-indicadores ou os aspectos mais significativos do conteúdo das entrevistas. Em uma fase posterior, os dados foram reorganizados em três grandes categorias: Relação com o saber: escolha profissional; Saberes da formação profissional; e Crenças e concepções sobre a profissão. As falas dos licenciandos em Matemática deixam evidente o relevante papel do professor formador e das práticas vividas no curso de formação inicial, bem como sinalizam a necessidade de proposições para o redimensionamento dos currículos de licenciatura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRÉ, Marli. Formação de Professores: a constituição de um campo estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 14-181, set/dez, 2010.

BORGES, Cecília M. F. O Professor da Educação Básica e Seus Saberes Profissionais. Araraquara: JM Editora, 2004.

CHARLOT, Bernard. Da Relação Com O Saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Relatório de Pesquisa: Atratividade da carreira docente no Brasil. 2009. Disponível em: <http://www.fvc.org.br/estudos-e-pesquisas/>. Acesso em: 05/05/2011.

GATTI, Bernadete. Formação de professores: condições e problemas atuais, Revista Brasileira De Formação De Professores – RBFP, Vol. 1, n. 1, p. 90-102, Maio/2009

GARCIA, Carlos Marcelo, Formação de Professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.

GROSSMAN, Pámela L., WILSON, Suzzane M. e SHULMAN, Lee S. Profesores de Sustancia: El Conocimiento de la Materia para la Enseñanza. Revista de Curiculum y Formación del Profesorado, 9, 2, p. 1-25, 2005. Disponível em: <http://www.ugr.es/~recfpro/Rev92.html>. Acesso em: 12/05/2011.

GUIMARÃES, Henrique Manuel. Concepções, Práticas e Formação de Professores. In BROWN, Margaret et al (Orgs.). Educação Matemática. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992, p. 249-255.

IMBERNÓN, F. La Profesión Docente Desde El Punto de Vista Internacional. Que Dicen los Informes? Revista de Educación, 340, p. 19-86, mayo-agosto, 2006.

IMBERNÓN, F. Um Nueva Formación Permanente Del Profesorado Para Um Nuevo Desarrollo Professional Y Coletivo, Revista Brasileira de Formação de Professores- RBFP, v.1, n.1, p. 31-42, maio, 2009.

MANRIQUE, Ana Lúcia. Processo de Formação de Professores em Geometria: Mudanças em Concepções e Práticas. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paul, São Paulo, 2003.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro, Sísifo Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 7-22, jan./abr., 2009a.

MARCELO, Carlos. A Identidade Docente: Constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago. / dez., 2009b. Disponível em . Acesso em 14/04/2011.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the New Reform. SHULMAN, L. S. The Wisdom of Practice: essays on teaching, learning, and learning to teach. San Francisco: Jossey-bass, 1994.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Education Research, Washington D.C., v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

TEDESCO, Juan Carlos e FANFANI, Emilio Tenti. Nuevos maestros para nuevos estudiantes. Maestros em América Latina: Nuevas Perspectivas sobre su Formación y Desempeño. San José, Costa Rica, 1999, p. 67-96.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Publicado

2018-06-21

Cómo citar

LUCAS PEREIRA, M. A.; DALMAZO AFONSO DE ANDRÉ, M. E.; DE PAULO MARTINS, F.; CORRÊA CALIL, A. M. G. Crenças e concepções dos licenciandos em Matemática sobre a profissão docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 100–114, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/67. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos