Formação docente e democratização da gestão na escola pública

Autores/as

  • Maria José Ferreira Ruiz
  • Anieli Sandaniel
Abstract views: 457 / PDF downloads: 845

Palabras clave:

Formação de Docente, Coordenação Pedagógica, Democratização da Gestão

Resumen

O objetivo do trabalho é discutir a importância da formação docente para atuar na coordenação pedagógica, entendida como função mediadora na construção do processo de democratização da gestão, na escola pública. Trata-se de um estudo bibliográfico que apresenta aspectos políticos e teórico-práticos da gestão democrática, discute a formação de docentes e a democratização da educação, contextualizando-as no processo de elaboração das políticas educacionais e da reestruturação das forças produtivas. Finalmente, apresenta as instâncias colegiadas como espaço que podem possibilitar a formação política dos sujeitos, contribuindo assim para a construção de uma escola pública de qualidade socialmente referenciada, voltada para os interesses dos trabalhadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

APPLE, M. W. Para além da lógica do mercado: compreendendo e opondo-se ao neoliberalismo. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 30 de out. 2013.

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em . Acesso em: 03 abr. 2014.

BRASIL. Lei nº 10.172 de 09 de janeiro de 2001. Estabelece o plano nacional de educação. Disponível em: Acesso em: 04 de mar. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Documento-Base da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010). Brasília: MEC, v. 1, 2010.

BRASIL, Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE). Planejando a Próxima Década Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, 2014.

DOURADO, L. F. A gestão democrática e a construção de processos coletivos de participação e decisão na escola. In: FERREIRA, N. S. C. AGUIAR, M. A. da S. Para onde vão a orientação e a supervisão educa-cional? São Paulo: Papirus, 2003, p.149-160.

FALCÃO FILHO, J. L. Réquiem para um curso. In: Revista Perspectiva, v. 8, n. 14. jun., p. 58 - 89, Florianópolis, 1990. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10514/10037. Acesso em: 06 mai. 2009.

FREITAS, Luiz Carlos. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. In: Educação e Sociedade. Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr-jun. 2012.

GOHN, M.G. Conselhos gestores e participação sociopolítica. São Paulo: Cortez, 2001.

KUENZER, A. Z. Trabalho Pedagógico: da Formação à Unitariedade Possível. In: AGUIAR, M. A. S. FERREIRA, N. S. C. (orgs.). Para onde vão a orientação e a supervisão educacional? Campinas. São Paulo: Papirus, 2002, p. 47 – 78.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público: Londrina. Planta, 2004.

PARO, V. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.

PERONI, V. M. V. A democratização da educação em tempos de parceria entre o público e o privado. In: Revista Educação Pública, Cuiabá. v. 9. N. 40. p. 215-227. maio. ago., 2010.

RUIZ, M. J. F. A democratização da escola pública no Estado do Paraná (1983-2010). EDUEL: Londrina, 2014.

SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1999.

VEIGA, Z. de P. A. As Instâncias Colegiadas da Escola. In: VEIGA, I. P. A. REZENDE, L. M. G. de. (Orgs.).

Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 11. ed. Campinas: Papirus, 2007, p. 113-125.

WOOD, E. M. Democracia e Capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2006.

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

RUIZ, M. J. F.; SANDANIEL, A. Formação docente e democratização da gestão na escola pública. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 111–124, 2014. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/90. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos